Posse da nova diretoria da CUT Bahia

CUT Bahia comemora, no SINDAE, 40 anos com posse da nova diretoria

Publicado: 13 Novembro, 2023 - 16h38 | Última modificação: 13 Novembro, 2023 - 21h18

Escrito por: Clodoaldo Paixão | Editado por: CUT-BA

João Pedro
Diretoria da CUT - BA, eleita para a próxima gestão 2023/2027

A CUT completou 40 anos de fundação no dia 28 de agosto. E a comemoração será no dia 17 de novembro as 15h, no Auditório do SINDAE.
Na ocasião será empossada a nova diretoria eleita no 16º Congresso Estadual (CECUT-Ba) para gestão 2023-2027. E o evento contará com a participação de dirigentes sindicais (sindicatos, confederações e federações), de ex-presidentes da Central, de representantes das centrais sindicais e de deputados estaduais e federais além de entidades parceiras e representantes do Governo do Estado da Bahia.
A presidente Leninha observou que os 40 anos da CUT está marcado por uma história de combate e luta intransigente em defesa da Democracia, dos direitos da classe trabalhadora e da organização sindical.
“Comemoraremos 40 anos reafirmando uma história de luta e combate pela democracia em sentido amplo. Mas também para resgatar e fortalecer uma identidade política de classe. Afinal de contas, fomos a primeira central sindical criada após o Golpe de Estado de 1964 e também a primeira no país lançada pela base com em 1983 pela voz e voto de mais de cinco mil trabalhadores e trabalhadoras vindos de todas as regiões do país. À época – em números que não se pode esquecer - a CUT foi criada por 5.059 delegado(a)s, representando 912 entidades, composto por 335 urbanos, 310 rurais, 134 associações pré-sindicais, mais 99 associações de funcionários públicos, cinco federações, oito entidades nacionais e confederações”, assinalou emocionada a presidente Leninha.
Estão todos convidados a participar desse momento histórico de celebração da maior central sindical da América Latina.