MENU

NOTA DE COMEMORAÇÃO AOS 44 ANOS DO PT

Partido dos Trabalhadores comemora 44 anos de lutas, conquistas e defesa da Democracia.

Publicado: 11 Fevereiro, 2024 - 19h41 | Última modificação: 11 Fevereiro, 2024 - 19h56

Escrito por: Partido dos Trabalhadores | Editado por: CUT

CUT- BA
notice
Nota da CUT

Dois documentos históricos e basilares marcam a gênese do Partido dos Trabalhadores (PT)
O primeiro, a Carta de Princípios, publicada no dia 1º de maio de 1979.
O segundo, o manifesto de Fundação, aprovado pelo Movimento Pró-PT, em 10 de fevereiro de 1980,no Colégio Sion(SP), e publicado no Diário Oficial da União de 21 de outubro de 1980.
Nascia assim o maior partido da classe trabalhadora brasileira.
Na Carta de princípios as indicações fundamentais sobre a missão estratégica do PT:
1) Representar os milhões de trabalhadores do Brasil;
2) A lição aprendida desde sempre que a democracia é uma conquista do povo que se constrói pelas suas mãos ou não virá;
3) A consciência que as vozes do povo começam a se fazer ouvir por meios de suas lutas;
4) A importância da organização social e política (partido de massas) como a principal ferramenta da construção de uma sociedade que responda ao reais interesses da classe e dos demais setores explorados pelo capitalismo.
A época, nascendo numa conjuntura de ditadura civil-militar, também foi capaz de caracterizar o desafio e a tarefa política do jovem PT junto à classe trabalhadora do país.
“(...) Os males profundos que se abatem sobre a sociedade brasileira não poderão ser superados senão por uma participação decisiva dos trabalhadores na vida da nação.
O instrumento capaz de propiciar essa participação é o Partido dos Trabalhadores.
Iniciemos, pois , desde já, a cumprir esta tarefa histórica.(...)
A sociedade brasileira vive, hoje, uma conjuntura política altamente contraditória e, sob muitos aspectos, decisiva quanto a seu futuro a médio e longo prazos.
Vista do ângulo dos interesses das amplas massas exploradas, desde sempre marginalizadas material e politicamente em nosso país e principais vítimas do regime autoritário que vigora 1964, a conjuntura revela tendências extremamente promissoras de um futuro de liberdades e de conquistas de melhores condições de vida. Dentre as tendências auspiciosas, destaca- se a emergência de um movimento de trabalhadores que busca afirmar sua autonomia organizatória e política face ao Estado e às elites políticas dominantes. Esse é, sem duvida alguma , o elemento inovador e mais importante da nova etapa histórica que se inaugura no Brasil, hoje(...) O PT entende também que, se o regime autoritário for substituído por uma democracia formal e parlamentar, fruto de um acordo entre elites dominantes que exclua a participação organizada do povo(como se deu entre 1945 e 1964), tal regime nascerá débil e descomprometido com a resolução dos problemas que afligem nosso povo e de pronto será derrubado e substituído por novas formas autoritárias de dominação – tão comuns na história brasileira. Por isso, o PT proclama que a única força capaz de ser fiadora de uma democracia efetivamente estável é a das massas exploradas do campo e das cidades.
Hoje, completando 44 anos, depois de já ter governado as principais cidades e estados, bem como o país, o Partido dos Trabalhadores continua na defesa e luta por direitos.
Nesse sentido, a direção da CUT Bahia aproveita para também reder homenagens, gritando em alto e bom som:
Partido é das trabalhadoras e trabalhadores!
Direção da CUT Bahia
Salvador 10 de fevereiro de 2024.