Trabalho, direito e democracia: Temas que serão debatidos na 12ª plenária da CUT-BA
O evento acontece nesta quinta (26), e sexta (27), de forma virtual e será transmitido através do Facebook e YouTube da CUT-Bahia.
Publicado: 25 Agosto, 2021 - 22h31 | Última modificação: 25 Agosto, 2021 - 22h53
Escrito por: SECOM BAHIA

A proposta da 12ª plenária estatutária da Central Única dos Trabalhadores da Bahia é dialogar com os participantes sobre os principais temas da atualidade, em especial, naqueles que remete a compreensão do atual cenário político, econômico e sanitário com base nos números gerados pela pandemia da covid-19.
A classe trabalhadora tem passado por muitos desafios nos últimos anos. Com o agravamento da pandemia da Covid-19, as dificuldades só aumentaram. A falta de emprego e renda e que também impactou na moradia, tem posicionado inúmeras famílias em situações econômicas não vista há muitos anos, como é o caso do aumento da pobreza no país.
O governo Bolsonaro, tem promovido uma gestão devastadora. Já são mais de 580 mil mortos pelo novo coronavírus e ainda assim seu modelo de governar o país tem contribuído para o aumento da insatisfação popular com base nas pesquisas.
Diante desse cenário, os dois dias do encontro, servirão para que os dirigentes sindicais de diversas categorias profissionais no estado possam dar contribuições .
A plenária cumprirá o papel de discutir uma série de elementos que farão parte do projeto político-organizativo para o próximo período.
As posições irão balizar as ações da entidade no que diz respeito as principais bandeiras de lutas da classe trabalhadora e serão encaminharas para o Congresso Nacional.
“São muitos ataques à classe trabalhadora. Nosso papel, enquanto central sindical, é poder contribuir na luta a partir da promoção de encontros técnicos, de modo que os participantes, levem essas informações para suas bases”, conclui Leninha, presidente da CUT-BA.
A importância neste momento é contribuir no processo de formação do cidadão, para que também no ano próximo, ele tenha entendimento de quais são os projetos de governo que interessa a grande parte da população que já sofre demais com as dificuldades do cotidiano.
Confira programação completa:
26 de agosto
14h00 – Início do credenciamento de delegados/as titulares
15h00 - Homenagem In Memoriam à Carlos Itaparica e Zenilton Teixeira
15h05 – Mesa de abertura da 12ª Plenária Estadual da CUT-BA
16h Mesa 1 – Análise de Conjuntura Nacional e Internacional
17h - Debate
18h - Mesa 2
Aprovação do regimento
19h - Confraternização/música ao vivo
27 de Agosto
08h00 – Credenciamento de Suplentes
08h30 - Coletivo de gênero
09h00 - Mesa 3 - Análise de Conjuntura Estadual
10h00 - Debate
11h00 - Mesa 4 - Balanço Organizativo da CUT
11h40 – Debate
12:00 h – Encerramento
14h - Mesa 5 - Desafios para atualização do projeto organizativo da CUT
Leitura da emenda CUT BA (sistematização das oficinas e plenárias)
Contribuições para os 4 eixos
15h30
Recomposição dos membros da executiva
Debate/ votação das emendas e moções
17h00 - Inscrição de chapas e eleição de delegados/as à 16 Plenária da CUT
17:30h – Homenagem ao Aniversário da CUT – Música SECULT
18:00h – Encerramento