• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Sociólogo e ex-secretário de educação da Bahia, Adeum Sauer faleceu neste domingo

A Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-Bahia) lamenta com extremo pesar o falecimento de Adeum Hilário Sauer neste domingo (19).

Publicado: 19 Setembro, 2021 - 14h05

Escrito por: CUT Bahia

DIVULGAÇÃO
notice
NOTA DE SOLIDARIEDADE

A Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-Bahia) lamenta com extremo pesar o falecimento de Adeum Hilário Sauer, homem que contribuiu valiosamente com a educação do estado nordestino durante os anos de 2007 a 2009, enquanto esteve à frente da secretaria de educação da Bahia, tendo implementado importantes programas de combate ao analfabetismo.


Porém a influência e legados de Adeum Sauer vêm de muito antes, desde sua formação sociológica, passando pelo período como professor da Universidade Estadual de Santa Cruz, tendo atuado como servidor da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) e secretário de educação do município de Itabuna; as políticas públicas pensadas e levadas a cabo por ele contribuíram para a melhoria da educação baiana através de programas como o Todos Pela Alfabetização (TOPA) e o Zerando a repetência.


O atual líder da secretaria de educação baiana, Jerônimo Rodrigues, lamentou a perda fazendo menção ao centenário de outro educador de grande destaque, Paulo Freire, cuja teoria em muito influenciou Adeum Sauer na busca de uma educação Anisiana, plural e interdisciplinar.

Falar de Adeum Sauer nesse momento significa convidar todos os cidadãos e cidadãs, baianos e brasileiros, a recordar e cobrar de seus líderes e gestores o verdadeiro significado do empenho, da dedicação e do cuidado para com a gestão pública educacional no Brasil.

A CUT-Bahia solidariza-se profundamente com a família e amigos de Adeum nesse momento, ao mesmo tempo em que compromete-se em lutar pela continuidade do legado pelo qual Sauer tanto trabalhou: uma educação de qualidade para a Bahia.


CUT Bahia