MENU

Sintracal anuncia greve nas unidades da Dass Calçados na Bahia

Movimento paredista atinge as duas unidades da empresa em Vitória da Conquista, além das filiais de Santo Estevão e Jequié. A Dass fabrica calçados tipo exportação para marcas como Nike, Fila e Umbro.

Publicado: 11 Novembro, 2013 - 12h57

notice

Na Bahia, cerca de seis mil trabalhadores da empresa Dass estão em greve por tempo indeterminado desde domingo, 10. O Sintracal, sindicato que representa a categoria, informa que o movimento paredista atinge as duas unidades da empresa em Vitória da Conquista, além das filiais de Santo Estevão e Jequié. A Dass fabrica calçados tipo exportação para marcas como Nike, Fila e Umbro.

O presidente da CUT-BA, Cedro Silva, está em Santo Estevão na manhã desta segunda-feira, 11, acompanhando a greve. "Os trabalhadores calçadistas da Bahia vem sofrendo constantes ataques do empresariado e a CUT-BA está atenta à situação. Não é admissível que um segmento que recebe isenção de impostos de por parte do governo trate seus trabalhadores com descaso. Queremos que a contrapartida dos impostos que deixam de pagar seja dada com empregos de qualidade", coloca.

A dirigente da CUT e do Sintracal, Jeane Costa dos Santos, informa que 90% dos empregados da Dass no estado aderiram à greve. "Entre outros pontos, estamos reivindicando auxílio-educação, Participação nos Lucros e Resultados, cesta básica e auxílio creche. Estamos mobilizados e vamos mostrar ao patronato a nossa força de mobilização, garantindo que as negociações avancem", salienta.

O dirigente do Sintracal, Felipe Gomes, acrescenta que o assédio moral é outra questão importante a ser enfrentada na Dass. "Os casos de assédio moral tem aumentado significativamente nas fábricas da Dass, diante do aumento da demanda de trabalho, sobretudo diante da proximidade da Copa do Mundo de Futebol. Nossa orientação aos trabalhadores é que documentem tudo o que for possível com gravações", alerta.