Sinergia promove, em Itabuna, curso de formação dos seus dirigentes

Sindicato dos Eletricitários aposta em capacitação para os dirigentes enfrentarem os desafios da classe trabalhadora no interior do estado.

Publicado: 06 Setembro, 2023 - 10h10 | Última modificação: 06 Setembro, 2023 - 10h42

Escrito por: Sinergia Bahia | Editado por: ASCOM - CUT BAHIA

Dirigentes sindicais em formação na cidade de Itabuna - BA

Com a facilitação dos nossos diretores Gilberto Santana e Cristina Brito, acontece em Itabuna o curso de formação de lideranças. A atividade tem como objetivo de contextualizar a necessidade do movimento sindical classista e apresentar os princípios deste sindicalismo, auxiliando os ativistas sindicais a refletirem sobre sua prática tendo embasamento teórico básico para construir o sindicalismo classista e combater a burocratização.

Durante o curso, os participantes trabalham a percepção sobre o sindicato; sindicalista e sindicalizado, abordam a história do movimento sindical brasileiro e a história do Sinergia. No primeiro dia, foi feita exposição temática sobre modelo de produção. “O nosso dia foi foi bastante interativo com debates em grupos e apresentações construídas coletivamente”, comentou Cristina.

O curso segue nesta terça, 05, com novos conteúdos para serem trabalhados. Para o Sinergia, a formação política é fundamanetal. Historicamente, tem tido um papel importante e estratégico na construção coletiva da concepção sindical, de uma cultura de classe e da identidade da classe trabalhadora. Trabalha com o resgate da trajetória dos trabalhadores e do seu papel enquanto agentes de transformação da sociedade.

Queremos que os participantes criem as condições de questionar e teorizar a partir da apropriação do seu conhecimento acumulado e de sua própria prática. É um instrumento capaz de, cotidianamente, aumentar o potencial e a qualidade de intervenção do sindicato na sociedade
- Gilberto Santana

Fonte: SINERGIA