Seminário no MPT debate impactos da pejotização no mundo do trabalho
Publicado: 12 Setembro, 2025 - 20h54 | Última modificação: 12 Setembro, 2025 - 21h12
Escrito por: Fernanda Matos | Editado por: CUT Bahia

A CUT Bahia e suas entidades filiadas estarão presentes, na próxima segunda-feira (15), em um importante seminário promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT e o Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (FORUMAT), e em parceria com as centrais sindicais. O objetivo é discutir os impactos da pejotização no mundo do trabalho, um tema urgente e que ameaça a proteção histórica garantida pela CLT.
O evento será realizado das 13h às 17h, no auditório do MPT, no Corredor da Vitória, em Salvador, e contará com a palestra do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Cláudio Brandão. As debatedoras serão a procuradora do MPT e professora da UFBA, Rosângela Lacerda, e a auditora fiscal do Trabalho, Larissa Landulfo.
Ao final do encontro, o FORUMAT lançará a Carta de Salvador contra a Pejotização, um documento conjunto que alerta autoridades e sociedade sobre os graves impactos da contratação de trabalhadores como pessoas jurídicas, medida que fragiliza direitos e aprofunda a precarização das relações de trabalho.
Com essa iniciativa, as entidades reafirmam o compromisso de defender a dignidade, a valorização e a proteção da classe trabalhadora frente às investidas que buscam reduzir direitos.