NOTA DE REPÚDIO: CONTRA DISCURSO PRECONCEITUOSO DE SANDRO FANTINEL (Caxias do Sul)
Direção da CUT-BA repudia comportamento preconceituoso de vereador na cidade de Caxias do Sul contra população baiana.
Publicado: 02 Março, 2023 - 08h06 | Última modificação: 02 Março, 2023 - 08h18
Escrito por: CUT BAHIA | Editado por: ASCOM - CUT BAHIA
A direção da CUT-BAHIA repudia veementemente as declarações proferidas pelo vereador Sandro Fantinel (ex-Patriota), em 28 de fevereiro de 2023, na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, ao citar o caso recente de 207 trabalhadores e trabalhadoras que foram resgatadas em situação análoga à escravidão em vinícolas na cidade de Bento Gonçalves – RS.
O vereador ao elevar o tom do seu discurso considerou ser “exagerado e midiático”, a violação dos direitos humanos em Bento Gonçalves. Ele ainda direciona conselho a empresários do sul em não contratar mais trabalhadores e trabalhadoras “lá de cima”, se referindo aos baianos e baianas que sabem apenas “ir à praia e tocar tambor”. A alternativa sugerida na sua fala compara que os trabalhadores e trabalhadoras argentinos são “limpos, corretos, cumpridores de horários e agradecem ao patrão na hora de ir embora”, e que esses deveriam a partir daquele instante ser contratados.
Diante desse episodio, espera-se que o seu mandato seja cassado e que o máximo rigor da lei seja aplicado por prática de difamação, injuria e xenofobia. O seu papel naquele púlpito deveria ser de representação popular e respeito à Constituição Federal que garante o estado de direito democrático e contribuiu para uma sociedade com menores indicadores de desigualdade social e regional, livre, justa e solidária.
“A classe trabalhadora baiana está nos quatros cantos do país, nosso povo aqui é trabalhador e hospitaleiro. A fala do vereador Sandro foi preconceituosa e precisa de punição severa. Trabalhadores em situação de escravidão tem a sua dignidade ferida e não podemos tolerar que ninguém normalize esse tipo de ocorrência.”, afirma Leninha, presidente da CUT-BA.