Nota de apoio da CUT em solidariedade a Eliana Gonzaga
Nota de apoio da CUT em solidariedade a Eliana Gonzaga
Publicado: 22 Abril, 2021 - 09h26 | Última modificação: 22 Abril, 2021 - 19h27
Escrito por: CUT Bahia

A CUT Bahia, através da Secretaria de Combate ao Racismo, comprometida com o enfrentamento à violência racial e de gênero, vem a público repudiar as ameaças impetradas contra a Prefeita Eliana Gonzaga, primeira mulher negra, legitimamente eleita em 2020 na cidade de Cachoeira na Bahia.
Desde o período da campanha eleitoral, diversas candidatas mulheres vêm sofrendo ataques racistas, misóginos e até ameaças de morte em todo o país, o que reflete a insatisfação com o avanço da participação das mulheres nos espaços políticos e de poder. Logo após o resultado das eleições, a reação imediata dos "coronéis", que se consideram donos do poder, foi de ataque às mulheres negras eleitas, transformando-as em alvos de ameaças e morte.
Cachoeira, cidade notável por sua participação incontestável nas lutas pela independência do Brasil, tem vivenciado episódios de violência, discriminação racial, ofensas e ameaças em decorrência do resultado da última eleição que alçou e legitimou uma mulher negra ao cargo de prefeita da cidade. Diante da estarrecedora situação, reivindicamos que o Estado mostre comprometimento e empenho em adotar ações para preservar o direito político e a vida de Eliana Gonzaga.
A ameaça à vida de cada mulher constitui uma ameaça à democracia. Nossa solidariedade a Prefeita Eliana Gonzaga, nosso repúdio e indignação a toda prática de violência.
GILENE PINHEIRO
Secretaria de Combate ao Racismo - CUT Bahia
LUCIVALDINA BRITO
Secretaria de Mulheres - CUT Bahia
MARIA MADALENA FIRMO (LENINHA)
Presidente - CUT Bahia