MENU

NOTA DE APOIO AOS PROFESSORES E PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SALVADOR

EXIGIMOS ATENDIMENTO DAS REIVINDICAÇÕES JÁ

Publicado: 01 Fevereiro, 2022 - 07h38

Escrito por: CUT Bahia | Editado por: SECOM BAHIA

notice
NOTA DE APOIO

O sistema educacional brasileiro é constituído em Educação Básica e Ensino Superior. A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio.
O que está ocorrendo neste momento histórico, em meio a uma profunda crise sanitária desgovernada e, de uma crescente destruição das forças produtivas – desemprego, miséria, fome, violencia, genocídio do povo negro e dos povos indígenas, e a destruição da natureza - é o ataque aos serviços públicos, em especial à Ciência e à Educação. Destruição esta promovida por governos que aplicam os ajustes estruturais que servem ao capital, as custas da soberania do país, da democracia, do meio ambiente, e dos direitos e conquistas da classe trabalhadora.


Frente as medidas destrutivas na Educação que vem sendo adotadas pelo governo municipal de Bruno Reis e seus secretário de Educação Marcelo Oliveira, que continuam a politica destrutiva de ACM NETO, a CUT BAHIA vem prestar total e irrestrito apoio as manifestações e Jornada de Lutas, dos professores e professoras que estão lutando por suas reivindicações: pela permanência das salas de EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), contra o fechamento de salas e escolas; pela permanência dos especialistas em línguas estrangeiras. artes, dança, educação física no currículo escolar; pela contratação dos que foram aprovados em concurso e que aguardam contratação; pelos direitos dos professores/as contratados em Regime Especial; pelo direito de aposentadoria digna; das licenças especiais; pelas condições de trabalho em especial as condições de biossegurança para retorno seguro as aulas presenciais; pelas promoções na carreira; pelo reajuste salarial previsto na Lei 11.738 de 2008 de 33,32%; pela manutenção e ampliação de mais e melhores serviços públicos na Educação.


Pelos impactos negativos das políticas destrutivas, causadas aos/as trabalhadores/as e seus filhos/as a CUT BAHIA exige atendimento imediato das pautas de reivindicações dos/as professores/as e a retirada de todas as medidas que destroem os serviços públicos, como a PEC 32 da Reforma Administrativa, e conclama a categoria e a população em geral à luta, nas manifestações públicas, contra a destruição da Educação e pelo fim do Governo Genocida de Jair Bolsonaro. Vamos unificar a luta, construindo a aliança das três esferas, em defesa dos serviços públicos participando do Calendário de Lutas locais e nacionais.


PELO ATENDIMENTO DA PAUTA DE REIVINDICAÇÃO DOS/DAS PROFESSOREAS/PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE SALVADOR.
A EDUCAÇÃO MUDA PESSOAS E PESSOAS TRANSFORMAM O MUNDO – (PAULO FREIRE).


A LUTA É PARA VENCER!