Nota da CUT Bahia em solidariedade à greve dos petroleiros
Publicado: 05 Fevereiro, 2020 - 05h32 | Última modificação: 05 Fevereiro, 2020 - 05h41
Escrito por: Direção da CUT Bahia
A Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA) manifesta total apoio e solidariedade à greve nacional dos petroleiros iniciada no último sábado (1/2). A falta de dialogo com a direção e pelo descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria são alguns dos motivos pelos quais os trabalhadores e as trabalhadoras decidiram cruzar os braços.
Situação que acarreta um resultado desastroso e põe em risco o emprego de mais de 1.000 trabalhadores da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (FAFEN) no estado do Paraná, conforme anunciado pela direção da estatal sobre o processo de demissão.
O movimento paredista é por tempo indeterminado e mobiliza trabalhadores (as) nas 20 bases do sistema Petrobrás na Bahia e em outros locais totalizando 11 estados.
A presidente da CUT Bahia, Leninha, reafirma que a luta pela classe trabalhadora está em primeiro lugar. “É preciso dar uma resposta firme a essa atitude arbitrária dos atuais diretores da Petrobrás. Eles não estão acima da lei. E nós da CUT estamos aqui para garantir ao trabalhador e a trabalhadora o que lhe é de direito. Vamos avançar na luta por direitos e não retroceder”, frisa a líder sindical.
A direção da Petrobrás estará descumprindo a cláusula 26 do Acordo Coletivo de Trabalho onde determina que qualquer demissão em massa deve ser previamente negociada com os sindicatos e a Federação Única dos Petroleiros (FUP). O que não aconteceu.
O movimento de greve é legitimo e deve ser apoiado por todos os sindicatos CUTistas urbanos e rurais no sentido de que só a luta nos garante.
A Petrobrás é uma das estatais mais importantes do Brasil e tem como obrigação de garantir o cumprimento dos acordos trabalhistas, respeito às leis brasileiras, manutenção da democracia e fortalecimento da soberania nacional através das suas ações.
A CUT Bahia está junto nessa jornada de luta ao tempo que convocamos os trabalhadores de outras categorias somar em mais uma batalha.
Contem com nosso apoio e solidariedade para que a greve na Bahia e no Brasil seja vitoriosa!
Direção Estadual da Central Única dos Trabalhadores da Bahia