Na Bahia centrais sindicais participam do lançamento do PPA federal com Lula
O governo federal lançou na manhã desta quinta-feira (11), em Salvador, o PPA participativo com a presença do presidente Lula, do governador do estado, Jerônimo Rodrigues, dentre outras lideranças
Publicado: 11 Maio, 2023 - 13h28 | Última modificação: 11 Maio, 2023 - 13h53
Escrito por: CUT BAHIA | Editado por: ASCOM - CUT BAHIA
A primeira Plenária Estadual do Plano Plurianual Participativo para o período 2024-2027 aconteceu em Salvador, na Arena Fonte Nova. Dirigentes sindicais, lideranças de partidos e representações de governo e movimentos populares, compareceram ao evento.
Fórum das Centrais Sindicais na Bahia
As centrais sindicais, CTB, Força Sindical, UGT, Nova Central e CSB, foram representadas pela companheira e presidenta da CUT Bahia, Leninha, que em seu discurso trouxe um breve relato dos avanços em tão pouco tempo de governo Lula, a exemplo, a interrupção no processo de privatização de importantes empresas no país, entre elas, a Eletrobrás. Leninha destacou a importância da Petrobras para o povo brasileiro que teve sua origem na Bahia e sinalizou ao presidente Lula sobre as prioridades que devem ser dadas à essa importante estatal.
O PPA é um instrumento de gestão participativa onde a sociedade civil organizada é o principal elemento na construção. O presidente Lula requer que esse PPA seja o mais participativo de todos os tempos.
Qualquer cidadão pode participar das plenárias, onde foram realizadas, através de inscrição prévia na página do programa. Sendo que as contribuições também podem ser realizadas via plataforma digital.
“Eu quero que vocês compreendam que nem tudo que vocês fizeram vai ser aprovado, às vezes, nada, porque quem vai aprovar é o Congresso Nacional. Mas o Congresso tem que saber que o orçamento não é só da Simone [Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento], não é só do governo, o Congresso vai ter que saber que o orçamento tem o dedo do povo e quando tem o dedo do povo é preciso respeitar as mudanças que o povo quer fazer”, disse o presidente Lula.
Para saber mais sobre o PPA e como ele está estruturado é recomendável que seja acessado a página do programa e acompanhar a agenda com as datas e locais de plenárias futuras.
“Somos gratos pelo fato da Bahia receber mais uma agenda do governo Lula com a proposta efetiva de construir os próximos anos com a cara do povo. O movimento sindical tem muito para ajudar nesse processo e seguiremos juntos pela retomada do crescimento da economia, geração de emprego e renda”, afirma Leninha.
O Ministro da Casa Civil, Rui Costa, Margareth Menezes, Ministra da Cultura, Simone Tebet, Ministra de Planejamento, dentre outros representantes do governo federal e da Bahia.