Mulheres em luta farão marcha neste domingo no Farol da Barra
Contra as agressões e a discriminação, a solução é protestar.
Publicado: 06 Março, 2020 - 19h14 | Última modificação: 10 Março, 2020 - 23h42
Escrito por: SECOM Bahia

Contra as agressões e a discriminação, a solução é protestar. Esse é o motivo que tem levado mulheres do mundo inteiro a ganhar as ruas para cobrar respeito e exigir políticas públicas em busca de uma vida digna, com igualdade de condições e oportunidades, e claro, sem violência. Elas sabem que será com luta que irão atingir um patamar civilizatório diferente do que acontece hoje.
Nesse sentido, diversas manifestações no Brasil vão marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher neste domingo, 8 de março, sendo que em Salvador haverá uma caminhada, a partir das 9 horas, com início no Morro do Cristo em direção ao Farol da Barra. São vários coletivos organizados na luta contra retrocessos e pela defesa da democracia, num país que fazem delas vítimas das mais variadas e absurdas agressões. O momento político ameaça piorar ainda mais esse cenário, dadas às políticas de incentivo à violência do governo federal.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, em 2019 houve um aumento de 32,9% no número de feminicídios no estado. Todas as estatísticas são grotescas no tocante às mulheres: o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, edição 2018, registrou que no ano anterior aconteceram nove estupros por dia e pelo menos uma tentativa. No âmbito familiar e doméstico a cena se repete: somente no primeiro semestre do ano passado a Justiça baiana concedeu 2.024 medidas protetivas a mulheres vítimas de relacionamentos abusivos.