MENU

Mulher ecetista: sinônimo de força e luta

Preconceito e discriminação são males presentes na história da humanidade e a mulher não escapou dos seus danos.

Publicado: 10 Março, 2014 - 11h58

Escrito por: Sincotelba

Preconceito e discriminação são males presentes na história da humanidade e a mulher não escapou dos seus danos. Ao longo dos anos estiveram sob o domínio do homem e não tinham seus direitos observados e respeitados. A mulher negra, por exemplo, era usada como trabalhadora braçal e explorada sexualmente.
A fim de tentar recuperar essas perdas, no final do século XIX organizações femininas em todo o mundo começaram a reivindicar tratamento digno, redução da carga horária de trabalho e salários iguais aos homens. Então se instituiu 8 de março como Dia Internacional da Mulher e, posteriormente, depois de um encontro de mulheres negras que reuniu representantes de dezenas de países para discutir a opressão desse grupo desde o período da escravidão, foi também instituído 25 de julho como o Dia da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha.
Em uma empresa onde a maioria de seu efetivo é composta por homens (76,63% contra 23,37%), como na ECT, a mulher precisa lutar bravamente para conquistar o seu espaço e é isso que as ecetistas têm feito com capacidade e competência com o apoio do SINCOTELBA, que, aliás, é presidido por uma mulher negra.
Por acreditar que as oportunidades na vida e no âmbito profissional devem ser iguais para todos independente do sexo, a diretoria do sindicato tem lutado para que a equidade entre os gêneros aconteça em sua totalidade através de bandeiras de luta como a redução da carga horária das atendentes comerciais para 6h, pelo fim da contratação de Mote (mão-de-obra temporária) e pelo cumprimento da Lei Maria da Penha (lei nº 11.340), que estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de risco.
Parabéns mulher ecetista, pela sua garra e disposição em lutar contra as discriminações.
Como disse a presidenta Dilma Rousseff, na cerimônia de sua posse: “A mulher pode”.
Diretoria SINCOTELBA
 
Você é contra ou a favor da entrega de correspondências pela manhã pelos carteiros.
 
 
A entrega pela manhã precisa de seu apoio trabalhador e usuário dos serviços da ECT por opine vote:
O câncer da pele, doença muitas vezes associada ao excesso de sol na praia, começa a figurar como importante causa de afastamento do trabalho.
Nos últimos cinco anos, houve um aumento de 55% no número de benefícios concedidos por incapacidade provocada por esse tipo de câncer.
Em 2000, ocorreram 1.438 afastamentos por câncer da pele. Em 2004, esse número saltou para 2.282, segundo dados do ministério da previdência social. Ainda não foram compilados dados sobre o tipo de profissão com mais incidência do câncer ou o perfil dos trabalhadores doentes.
Embora seja o tipo de tumor mais frequente no país responde por 25% de todos os casos.
Você é a favor da entrega pela manhã sim ou não.