MORREU JAIME SANTANA SODRÉ PEREIRA (19/02/1947 – 06/08/2020)
“...O valor de nossos espaços, temos que conquistá-los, preservá-los e comemorá-los”
Publicado: 07 Agosto, 2020 - 14h28
Escrito por: CUT BAHIA

A Direção da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT/BA), reunida em 06/08/2020 para, também, tratar do dia 7 de agosto, dia de LUTO E LUTA, recebeu consternada mais uma notícia de morte, agora do professor JAIME SODRÉ.
A morte de JAIME SODRÉ ocorre em meio a um dos mais dramáticos momentos da história do Brasil. A pandemia da COVID-19, tratadas pelo governo genocida de Jair Bolsonaro como uma “gripezinha”, já ceifou a vida de 100 mil brasileiros e brasileiras o que nos deixa a todos e todas enlutados, mas determinados a lutar pela VIDA, porque assim nos ensinou JAIME SODRÉ,
JAIME SODRÉ nasceu em Salvador em 1947 e, assim como Jorge Portugal, formou-se na UFBA, em Belas Artes e estudou Teoria e História da Arte, com ênfase na cultura negra e nas religiões de matrizes africanas. Produziu muito, ganhou vários prêmios e dedicou sua vida a ser professor. Morreu justo no dia dedicado aos Profissionais da Educação. Foi homenageado como a medalha Zumbi dos Palmares, da Câmara Municipal de Salvador
JAIME SODRÉ deixar um legado humano que pode ser reconhecido nos depoimentos de todos que com ele conviveram e o tiveram como professores, amigo, orientador, companheiro de trabalho nas lutas em defesa do povo negro e de suas tradições. Neste momento em que a necropolítica atinge violentamente dizimando vidas, e principalmente da classe trabalhadora, do povo negro, o legado de JAIMÉ SODRÉ nos alenta para continuarmos defendendo as condições de vida digna de todos e todas.
Fica conosco, também, mais este legado, que nos ensina a nos indignar, reagir, lutar contra a exploração e opressão, contra regimes totalitários, escravocratas, regimes militares, governos genocidas, que não protegem o seu povo, em sua maioria, o povo negro.
JAIME SODRÉ PRESENTE!
OLORUN KOSI PURÉ
FORA GOVERNO GENOCIDA DE JAIR BOLSONARO!
Salvador 06 de agosto de 2020.
Direção CUT/BAHIA