Metalúrgicos de Feira de Santana elegem Nova Direção
Com mais de 96% dos votos válidos, chapa da CNM/CUT é eleita pela categoria metalúrgica
Publicado: 06 Novembro, 2015 - 13h02
Escrito por: Emanoel Sobrinho, educador da Escola 7

Com mais de 96% dos votos válidos, chapa da CNM/CUT é eleita pela categoria metalúrgica. Mais de 72% dos associados compareceram as urnas e confirmaram a confiança na chapa cutista.
Em entrevista ao vivo no programa "De olho na Cidade", ontem (05/11) à tarde, Vagner Freitas, presidente da CUT Nacional, falou sobre crise no Brasil e no mundo, bem como acerca da posição contrária da Central Única em relação à política econômica adotada pelo governo federal. Para Vagner, ser contra a política econômica recessiva em curso no país não significa apoiar o golpe à democracia.
Na Rádio Princesa 96.9 FM, o presidente da CUT Nacional mandou recado para a oposição que flerta com a ideia de golpe: "Quem quiser a presidência da República deve se preparar para a disputa eleitoral de 2018, Dilma Rousseff governará até lá", enfatizou Vagner.
A passagem de Vagner Freitas à cidade de Feira de Santana teve como razão principal o apoio da CUT Nacional ao processo eleitoral do Sindicato dos Metalúrgicos de Feira de Santana e Região (STIM), ocorrida entre os dias 03, 04 e 05 de novembro. Nas ondas da rádio, Vagner destacou o STIM Feira de Santana como um dos sindicatos mais importantes do estado e do Brasil e fez referência à atuação combativa dos seus dirigentes sindicais.
O reconhecimento do presidente da CUT Nacional não é à toa. O STIM é o único sindicato dos metalúrgicos filiados no estado filiado à CUT e possue dirigentes sindicais na CUT Bahia e na presidência da Federação Nordeste dos Metalúrgicos - FIMETAL, ligada à Confederação Nacional dos Metalúrgicos - CNM.
Há seis anos, dirigentes sindicais cutistas assumiram a gestão do STIM e foram responsáveis por muitas lutas e conquistas que elevaram a consciência de classe e às condições de trabalho e vida da categoria metalúrgica de Feira de Santana e Região, além da atuação solidária com outras categorias. Entre as conquistas, destacam-se sucessivos ganhos reais nos saláros, PLR, reintegração de trabalhadores demitidos, organização por local de trabalho, formação sindical, a construção de um clube da categoria, entre outras.
A chapa única, encabeçada por Josenilton Pereira Ferreira (Cebola), foi eleita ontem pela categoria, que compareceu massivamente às urnas fixas e itinerantes - mais de 72% dos associados/as aptos/as votaram. Mais de 96% dos/as votantes legitimaram a chapa cutista, fazendo valer a vontade política e democrática dos/as associados/as em dar continuidade às lutas e avançar nas conquistas por mais direitos e empregos na Indústria, com autonomia sindical e combatividade.
Ontem, depois da apuração das urnas e divulgação do resultado vitorioso, Cebola agradeceu a solidariedade de dirigentes e militantes dos Sindicatos CUTistas, da Escola 7 de Outubro, da Fimetal e da CNM ao fortalecimento da democracia no STIM Feira de Santana e Região.
Conheça o perfil do novo presidente do STIM, Josenilton Pereira Ferreira (Cebola)
Com 38 anos, Cebola nasceu em Feira de Santana, é casado e tem dois filhos. Iniciou sua militância no movimento estudantil, combatendo as políticas neoliberais da década de 1990, e presidiu a associação de futebol do PELA (Jardim Acácia), entre 2012-2013.
Como dirigente sindical dos metalúrgicos de Feira de Santana e Região, Cebola integrou a Direção da Escola Sindical da CUT no Nordeste (2012-2015), o Coletivo de Formação da CNM, e foi reconduzido pelo 14º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CECUT-BA) para exercer o segundo mandato como Secretário Estadual de Organização e Política Sindical da CUT-BA até 2019. Além disto, ele atua como dirigente formador de sindicatos cutistas urbanos e rurais filiados à CUT no estado da Bahia.