Com ato unificado, Daniela Mercury e Olodum são atrações no 1º de maio em Salvador

Centrais sindicais na Bahia vão promover o maior ato unificado no estado. Com a presença de grandes artistas, o Farol da Barra será palco das manifestações em homenagem ao Dia Internacional do Trabalhador

Publicado: 26 Abril, 2023 - 10h42 | Última modificação: 26 Abril, 2023 - 11h07

Escrito por: CUT BAHIA | Editado por: ASCOM - CUT BAHIA

Edmilson Barbosa
Centrais sindicais com o Secretário Davidson Magalhães para construção conjunta do 1º de maio

A direção da CUT Bahia junto com as centrais sindicais CTB, Força Sindical, UGT, Nova Central e CSB, finalizaram os ajustes para a realização do Dia Internacional do Trabalhador em Salvador e cidades no interior do estado.

A cantora Daniela Mercury e a banda Olodum serão as grandes atrações na próxima segunda-feira (1º) em evento unificado em homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras. Neste ano os temas trazidos pelas centrais sindicais são a ampliação dos direitos, o combate a fome, por mais emprego, renda e o fortalecimento da democracia.

Segundo a organização, espera-se um grande público no largo do Farol da Barra a partir das 14h por ser um evento para toda a família. A direção dos sindicatos filiados às centrais, lideranças politicas, partidárias e dos movimentos sociais e populares vão estar presente em mais um encontro de luta e resistência na garantia e ampliação dos direitos da população.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, confirmou participação no evento. Jerônimo, em ato mais recente com a representação das centrais sindicais, instalou a “mesa permanente de diálogo com o governo” cumprindo assim a promessa de campanha que foi reivindicada pelo Fórum das Centrais Sindicais na Bahia.

Bahia sem fome

O governo do estado lançou a campanha solidária “Bahia sem fome” e que tem adesão das centrais sindicais. São dois milhões de baianos e baianas em situação de fome. Para amenizar o sofrimento dessas famílias,será disponibilizado no Farol da Barra um ponto de arrecadação de alimentos e material de higiene. O fim da carestia é defendido pelas centrais, com a geração de emprego e distribuição de renda, mas nesse momento, a solidariedade deve se acelerada devido as fortes chuvas que atingiram regiões do sul da Bahia e impactam ainda mais esses números.

Sobre o 1º de maio

O dia mundial do trabalhador e da trabalhadora é um espaço para comemorar vitórias e promover reivindicações de melhorias para o conjunto da classe trabalhadora. Com a eleição do presidente Lula, a reconstrução do Ministério do Trabalho, extinto no governo Bolsonaro, é um dos pilares para reestabelecimento de um dialogo com a agenda dos trabalhadores. A formulação de politicas públicas que possam garantir melhores condições para os trabalhadores são base para consolidação de um governo popular, em especial, com a retomada da politica de valorização do salário mínimo.

Estamos num novo governo, na Bahia e no Brasil, e não podemos esquecer o quanto foi importante a unidade da classe trabalhadora para retomada da democracia no país. Esse será um primeiro de maio diferenciado e nós da CUT Bahia com as demais centrais sindicais têm compromisso com tudo o que foi dito ao longo das eleições para voltarmos a crescer economicamente e com ações para diminuir a desigualdade social
- Leninha, presidente da CUT Bahia

SERVIÇO: