MENU

CUT Bahia reivindica revogação do novo ensino médio

Em defesa da educação de qualidade socialmente referenciada da classe trabalhadora. Viva a luta dos estudantes!

Publicado: 15 Março, 2023 - 15h49

Escrito por: CUT BAHIA | Editado por: CUT BAHIA

DIVULGAÇÃO
notice
REVOGA ENSINO MÉDIO

A CUT BAHIA, após avaliação de conjuntura, em sua reunião de Planejamento Estratégico, ocorrido nos dias 13 e 14 de março de 2023, tomou posição PELA REVOGAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO e o faz com base em três argumentos e, uma convocação:

  • A aprovação desta nefasta proposta de “Novo Ensino Médio” se dá no contexto de um golpe contra a presidenta Dilma Rousseff e, na sequência, a posse do Golpista Temer e a aprovação e implementação de uma reforma que prejudica de maneira irreversível a formação dos filhos e filhas da classe trabalhadora, a juventude brasileira. Filhos e filhas que estão sofrendo genocídio principalmente quando se trata da população negra, jovem, quando se trata dos povos indígenas, quilombolas, povos do campo, das águas e das flores. A isto a CUT se opões e reivindica a imediata revogação do Novo Ensino Médio.

  • O “Novo ensino médio” está baseado na lógica capitalista que tem na EXPLORAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO, da classe trabalhada o seu pilar central. O capitalismo, E SUA EXPRESSÃO NA Educação através da educação empresarial, exige trabalhadores alienados, desarticulados, desmobilizados e submissos ao sistema de opressão que está destruindo as forças produtivas. A isto a CUT se opõe e reivindica a imediata revogação do Novo Ensino Médio.

  • O assalto a subjetividade dos/as trabalhadores, o rebaixamento teórico da classe trabalhadora, através do NOVO ENSINO MÉDIO, é um Projeto dos capitalistas, e este projeto implementado nos Governos Temer e Bolsonaro, ainda está em curso, e inclui a reforma trabalhista, a terceirização sem fim, a reforma da previdência, a reforma administrativa que pode voltar a qualquer instante, bem como, pela via das restrições orçamentarias, na aprovação de leis absurdas, destrutivas, assassinas, por que causam a morte como a Lei do Teto de Castos, pela ingerência dos empresários, privatistas, como a Fundação Lemann e, o “Todos pela Educação”, no Conselho Nacional de Educação e, nas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação,  pela militarização das escolas, pelas péssimas condições de trabalho, salário e carreira dos/as trabalhadores/as da Educação . A este projeto da barbárie a CUT se opõe, exigindo a imediata revogação do Novo Ensino Médio, e luta com a classe trabalhadora organizada, pelas suas reivindicações que passam por mais e melhores políticas públicas, pro trabalho decente, com remuneração digna que garante direitos e conquistas, preserve o meio ambiente, a democracia e a soberania.

Por estas razões, que se somam a inúmeras outras razões de todos e todas, sujeitos e entidades que lutam pela REVOGAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO, a CUT BAHIA CONVOCA SUAS ENTIDADES DE BASE para a mobilização, organização, manifestação permanente pela REVOGAÇÃO DO NOVO ENSINO MEDIO JÁ.

A luta que tivemos em 2022, e que permitiu a vitória nas urnas do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, exige agora medidas para derrotarmos o bolsonarismo e os vassalos do capital, com todas as suas medidas e entulhos autoritários, em todos os âmbitos que eles se manifestam, inclusive no Interior dos Ministério do Governo, como é o caso do MEC.

REVOGAÇÃO JÁ DO NOVO ENSINO MEDIO

EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLIE SOCIALMENTE REFERENCIADA PARA SUPERAR A BARBARIE CAPITALISTA

15/03/2023

DIREÇÃO CUT BAHIA