CUT Bahia realiza curso de Formação de Base.

CUT Bahia atravé da sua Secretaria de Formação, realiza em Salvador mais um curso de ORSB para dirigentes sindicais de Base.

Publicado: 21 Abril, 2024 - 11h29 | Última modificação: 21 Abril, 2024 - 11h45

Escrito por: CUT-BA | Editado por: CUT-BA

Nadilene Sales
foto da turma de formação

O curso intitulado ORSB/Alicerce , está dividido em três módulos de formação. O primeiro aconteceu de forma híbrida: online no dia 16 de abril e presencial nos dias 17 e 18 de abril, no auditório do Sindae, em Salvador. O tema abordado neste primeiro módulo foi “A Luta dos Trabalhadores no Brasil”.
Participaram do curso de formação, dirigentes sindicais dos sindicatos de base CUTista de Salvador e Região Metropolitana.
A presidenta da CUT Bahia, Maria Madalena Firmo (Leninha) esteve presente ao evento e destacou que : “a formação sindical de base é muito essencial para o movimento sindical, pois refere-se a um processo de educação e capacitação dos trabalhadores que visa fortalecer a consciência de classe, promover a organização e a participação ativa dos trabalhadores nos sindicatos e movimentos sociais.
A secretária de formação da CUT Bahia e adjunta da Nacional Nadilene Sales, explica que essa formação sindical de base geralmente ocorre em nível local, nas bases dos sindicatos, envolvendo os trabalhadores diretamente nas discussões e nas ações sindicais. Ela busca fortalecer a solidariedade, a coletividade e a compreensão das lutas coletivas, bem como promover o debate sobre questões sociais, econômicas e políticas que afetam a classe trabalhadora e que a formação sindical de base é uma ferramenta importante para fortalecer os sindicatos e os movimentos sociais, capacitando os trabalhadores para a luta por seus direitos e interesses coletivos, além de promover uma consciência crítica e transformadora entre os trabalhadores.
Os temas abordados na formação sindical de base podem incluir direitos trabalhistas, legislação trabalhista, negociação coletiva, organização sindical, história do movimento operário, questões de gênero, raça e classe, entre outros assuntos relevantes para a atuação sindical.