CUT Bahia, há quarenta carnavais na Mudança do Garcia.

CUT Bahia reuni seus sindicatos filiados para protestar na Mudança do Garcia.

Publicado: 13 Fevereiro, 2024 - 00h35 | Última modificação: 13 Fevereiro, 2024 - 01h37

Escrito por: CUT-BA | Editado por: CUT-BA

CUT BA
CUT Bahia registra seu protesto contra o genocídio do povo Palestino na Mudança do Garcia

Prestes a completar um século de existência, o bloco Mudança do Garcia, é de longe o movimento mais democrático e diverso do carnaval de Salvador.
A prova disso é a indicação deste movimento cultural, que, já não é apenas só um bloco de carnaval, mas, uma grande manifestação popular à ser reconhecido pelo Instituto do patrimônio artístico e cultural (IPAC), como patrimônio imaterial. O primeiro registro encontrado do bloco Mudança do Garcia é datado de 1926. Formado por ex-policiais recebeu seu primeiro nome de Arranca – toco, logo depois, passou a se chamar  Faxina do Garcia.

Origem do nome Mudança do Garcia.

No ano de 1950, o então vereador de Salvador, Herbert de Castro sugeriu a mudança do nome do bloco para mudança do Garcia. Segundo versão popular, o nome surgiu após o pai do sambista Riachão ter expulsado uma prostituta do bairro, a mudança da mulher do bairro teria originado o nome “Mudança do Garcia”, pois se deu numa mistura de samba e protesto.
Prestes a completar um século de existência, o bloco Mudança do Garcia que já teve cerca de 100 mil participantes, segundo o livro “Historia do carnaval da Bahia - 130 Anos do Carnaval de Salvador, continua a ser o espaço mais diverso e democrático para o folião expressar seu sentimento de protesto através da arte, da musica, da dança, ou de suas fantasias momesca.
A CUT Bahia, presidida por sua presidenta Maria Madalena Firmo(Leninha), tem sido protagonista na participação deste espaço de protestos e manifestações organizando os sindicatos filiados, movimentos sociais, entidades de classe e a própria sociedade que, ao som do trio elétrico ou mesmo de uma banda de fanfarra, percorre as ruas do bairro do Garcia até o Campo grande seguida por uma multidão, demostrando sua insatisfação e inconformismo com as injustiças sociais sofrida pela classe trabalhadora.
Por isso, neste carnaval, a CUT Bahia não abriu mão de está mais uma vez participando da mudança do Garcia no carnaval de Salvador.