• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

CUT BAHIA FORTALECERÁ A CAMINHADA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Publicado: 19 Novembro, 2019 - 18h01

Escrito por: Ascom CUT Bahia - Aline Damazio

notice

A CUT Bahia estará na resistência e fortalecendo a 40ª edição da Marcha da Consciência Negra, a partir das 14h, no Campo Grande, nesta quinta-feira (20).

Por entendermos que o povo na rua aliado a uma manifestação voluntária é um instrumento de luta para despertar consciência crítica de todos (as) os (as) companheiros (as). É o momento que devemos erguer a cabeça, nos unirmos e dizer não a opressão, não ao racismo direto e indireto e não retrocesso que população mais pobre sofre com medidas perversas do atual governo.

“Ainda nos deparamos com indivíduos e situações que teimam em ressurgir com o racismo. Mas nos damos as mãos, nos apoiamos, nos organizamos e vamos junto na luta pelo (a) irmão (ã) que sofreu a opressão. Por isso é tão importante o fortalecimento da marcha, que cumpre um papel de dar continuidade ao espírito de luta da população negra em geral”, destaca Cedro Silva, presidente da CUT Bahia.

A Marcha da Consciência Negra chega a quadragésima edição disseminado do Campo Grande até a Praça Castro Alves uma ação da esquerda negra que reverbera em uma crítica construtiva de todo um sistema político social de tentativa de exclusão, violência e intimidação para com a população negra. Mas além da crítica, a marcha é uma luta crescente a cada ano que auxilia na construção e consolidação da consciência negra na Bahia.

“No Dia 20 de novembro, o movimento negro organizado estará realizando a Marcha da Consciência Negra para chamar a população preta para lutar. Ainda não alcançamos um nível de consciência negra que queremos, mas estaremos todos os anos reunindo pessoas para essa trincheira de luta para caminharmos juntos rumo ao compromisso de lutar por um mundo mais justo”, afirma Gilberto Leal presidente da Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN) e um dos organizadores da Marcha da Consciência Negra.

Nesta edição, será homenageado o ex-militante do Partido Panteras Negras Mumia Abu-Jamal, preso político, inicialmente condenado injustamente à pena de morte, mas com a pressão da população negra, a pena já foi reduzida a perpétua e as manifestações seguem por libertação de um dos ativista negro.

SERVIÇO:
40ª MARCHA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
DATA: 20 DE NOVEMBRO (QUARTA-FEIRA)
HORÁRIO: 14 H
CONCENTRAÇÃO: CAMPO GRANDE (CAMINHADA SEGUE ATÉ PRAÇA CASTRO ALVES)