NOVA DATA| CUT Bahia comemora, na ALBA, 40 anos de fundação

Em clima de muita luta ao longo dos últimos 40 anos, a CUT Bahia terá sessão especial na ALBA em nova data a ser divulgada.

Publicado: 28 Agosto, 2023 - 19h40 | Última modificação: 14 Setembro, 2023 - 00h06

Escrito por: CUT BAHIA | Editado por: ASCOM - CUT BAHIA

40 anos da CUT

A CUT completou 40 anos de fundação em 28 de agosto. E as comemorações que teriam início nesta quinta-feira, 14 de setembro/23, Salão das Comissões da Assembleia Legislativa da Bahia, serão realizadas em nova data a ser divulgada.

Na ocasião será apresentada a nova diretoria eleita no 16º Congresso Estadual (CECUT-Ba) para gestão 2023-2027. E o evento contará com a participação de dirigentes sindicais (sindicatos, confederações e federações), de ex-presidentes da Central, de representantes das centrais sindicais (CTB, UGT, Conlutas, Força Sindical, IntraSindical, Nova Central Sindical e CSB Central Sindical do Brasil), de deputados estaduais e federais, de entidades parceiras, além de representantes do Governo do Estado da Bahia (governador e secretários).

A presidente Leninha observou que os 40 anos da CUT acontece no ano do 14º Congresso Nacional-CONCUT, tornando mais relevante a celebração das quatro décadas, porque marcada por uma história de combate e luta intransigente em defesa da Democracia, dos direitos da classe trabalhadora e da organização sindical.

“Comemoraremos 40 anos reafirmando uma história de luta e combate pela democracia em sentido amplo. Mas também para resgatar e fortalecer uma identidade política de classe. Afinal de contas, fomos a primeira central sindical criada após o Golpe de Estado de 1964 e também a primeira no país lançada pela base com em 1983 pela voz e voto de mais de cinco mil trabalhadores e trabalhadoras vindos de todas as regiões do país. À época – em números que não se pode esquecer - a CUT foi criada por 5.059 delegado(a)s, representando 912 entidades, composto por 335 urbanos, 310 rurais, 134 associações pré-sindicais, mais 99 associações de funcionários públicos, cinco federações, oito entidades nacionais e confederações”, assinalou emocionada a presidente Leninha

Voltaremos a informar sobre esse momento histórico de celebração da maior central sindical da América Latina.