CUT-BA participa da 1ª audiência da mulher e cidadania realizada pelo TRE-Ba
Publicado: 25 Fevereiro, 2025 - 19h44 | Última modificação: 25 Fevereiro, 2025 - 19h54
Escrito por: Fernanda Matos | Editado por: CUT Bahia

Aumentar a representatividade feminina no espaço de poder é uma tarefa e uma necessidade urgente - afirmou Leninha Valente, presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA), durante a realização da 1ª Audiência Pública “Mulher e Cidadania” realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
Leninha ainda destacou a importância da participação feminina na política e da luta contra a desigualdade de gênero nos espaços de decisão. "Ainda vivemos uma realidade em que as mulheres são sub-representadas nos espaços de decisão. Precisamos avançar em políticas que garantam não só a participação, mas também condições igualitárias para que as mulheres possam disputar eleições e ocupar cargos públicos sem sofrer violência política de gênero”, afirmou.
O evento foi voltado para discutir a participação feminina na política e os desafios para ampliar a representatividade nos espaços de poder. A audiência foi dividida em quatro momentos principais. O primeiro trouxe especialistas para discutir avanços, desafios e retrocessos enfrentados pelas mulheres na política. Em seguida, coletivos e cidadãos previamente inscritos tiveram a oportunidade de contribuir com o debate. No terceiro momento, representantes dos três poderes responderam a perguntas e apresentaram propostas de políticas públicas voltadas às mulheres.
A participação da CUT-BA no evento reforçou a necessidade de mobilização coletiva, dos sindicatos, dos movimentos sociais, junto aos órgãos públicos para ampliar a presença feminina na política, fortalecendo a luta por equidade e direitos para todas as mulheres.
O evento também contou com a participação da Secretária das Mulheres da CUT, Lucivaldina Brito.