Curso em Brigadas Digitais é realizado na sede da CUT-Bahia
Comunicar a verdade é preciso em tempos de fake news. A direção da CUT Bahia continua com a formação em Brigadas Digitais e abre espaço para novas turmas para poder tirar melhor proveito das redes sociais.
Publicado: 13 Julho, 2022 - 10h25 | Última modificação: 13 Julho, 2022 - 10h36
Escrito por: CUT BAHIA | Editado por: ASCOM - CUT BAHIA

A necessidade de uma comunicação para desconstrução das chamadas fake news nas redes sociais tem sido um enorme desafio para o movimento sindical. Circulam inúmeras mensagens em áudio, vídeo e texto que se não verificada a sua veracidade pode acometer uma nação crer numa mensagem falsa e permitir que ela continue seguindo narrando inverdades por muito tempo.
A Central Única dos Trabalhadores segue com o processo formativo em Brigadas Digitais. A proposta é permitir com que as pessoas tenham maior domínio com as plataformas digitais de comunicação como Instagram, WhatsApp, Facebook e TikTok para que tenham mais praticidade na produção de conteúdo de interesse coletivo. Na formação em Brigadas Digitais é possível aprimorar a identificação de conteúdo falso e por seguinte, denunciar os autores.
No caso mais recente envolvendo Giovanni Quintella Bezerra, médico anestesista, preso em flagrante por estupro de paciente grávida, chocou o país. No entanto, pessoas mal intencionadas logo utilizaram as redes sociais para associar o médico a assuntos envolvendo o Partido dos Trabalhadores. Tão logo, a postagem sofreu uma série de denuncias pelo fato de não haver nenhuma relação nem com o fato narrado e muito menos com a pessoa em questão, trata-se da chamada fake news.
Dirigentes Sindicais e trabalhadores e trabalhadoras da CUT Bahia estão realizando o curso de Formação em Brigadas Digitais na modalidade presencial. O desafio é proporcionar vivência com a concepção e prática do projeto.
O formador Jefferson Fernandes, dirigente do Sindicato dos Vigilantes junto com o dirigente Allan Yukio Hayama, do Sindicato dos Engenheiros da Bahia, tem dado todo o apoio na construção dessa tarefa. Nessa etapa são apresentadas as funcionalidades do WhatsApp.
“A comunicação é mais compreendida quando utilizamos a ferramenta com todas as suas funcionalidades. Funções como itálico, negrito dão destaque na mensagem que queremos transmitir e com isso fica mais organizada para quem receber”, pontua Claudiene Gonzaga, Assessora da presidência da CUT Bahia.
O curso pode ser realizado em muitos espaços. Basta reunir um grupo de pessoas e solicitar a CUT-BA para agendar uma turma e aumentarmos o grupo de pessoas que estarão a serviço da verdade.