• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Coletivo de Mulheres da CUT Bahia prepara participação e luta no Carnaval

Ações para chamar atenção das trabalhadoras durante o Carnaval e 8 de março

Publicado: 07 Fevereiro, 2020 - 13h07 | Última modificação: 07 Fevereiro, 2020 - 14h33

Escrito por: Ascom CUT Bahia

notice

A Comissão Operativa de Mulheres da CUT Bahia esteve reunida na última quarta-feira (5) na sede da central para organização e participação no Dia Mundial das Mulheres, “8 de março”, e no Carnaval. 

O coletivo debateu sobre elaboração de frases, cartazes, logomarca, dentre outros elementos visuais que servirão para levar às ruas da cidade as palavras de ordem na defesa das mulheres que, diante de um governo federal fascista tem promovido uma série de retrocessos em conquistas históricas da classe trabalhadora feminina.

“As companheiras são alvos de constantes ataques do governo federal. A nossa central tem o entendimento de que a nossa participação nos espaços festivos é mais uma oportunidade de levantar uma de nossas bandeiras de luta, que é a defesa das mulheres”, afirma Leninha, presidente da CUT Bahia.

Em seguida, as companheiras dialogaram sobre perdas de direitos, violência de gênero, assédio no Carnaval e a importância das mulheres CUTistas reafirmarem a luta contra a Reforma da Previdência que aumentou o tempo de contribuição das valoras guerreiras que em muitas situações acabam por realizar as chamadas "jornadas de três turnos".

A secretária de mulheres da CUT Bahia, Lucivaldina Brito, destaca que a mobilização das companheiras deve ser constante. “Nós, trabalhadoras CUTistas devemos levar a nossa representatividade enquanto mulheres que combate toda uma histórica marcada pelo machismo e exclusão de espaços que até pouco tempo era apenas dos homens. Seja na folia, na base, nas reuniões ou nos bairros, vamos debater ações que incentivem e fortaleçam a participação das mulheres para divulgação desse nosso ato de resistência e luta”, diz.

O encontro contou com a participação das companheiras dirigentes da central, Secretária de Mulher, Lucivaldina Brito, Secretária-Geral, Cristina Brito, Secretária de Cultura, Márcia Novaes, Secretária de Combate ao Racismo, Gilene Pinheiro, além de representantes de sindicatos de outras categorias e dos movimentos sociais do campo e da cidade.

Este foi mais um importante passo na luta das mulheres. A próxima reunião do coletivo será na próxima terça-feira (11) às 10h na sede da CUT Bahia.

Participe e traga mais uma companheira!