CMP realiza na Bahia o VII Congresso Nacional .

Com o tema, "30 anos de lutas e resistência" e o lema contra o fascismo, em defesa da democracia, dos direitos e da vida., CMP realiza seu VIIcongresso Nacional.

Publicado: 27 Outubro, 2023 - 23h16 | Última modificação: 28 Outubro, 2023 - 00h02

Escrito por: Orlando Santos | Editado por: CUT-BA

Na noite desta quinta-feira 26/10, a Central de Movimento Popular - CMP realizou a abertura do VII Congresso Nacional, que acontece até o dia 29/10 no hotel Fiesta, em Salvador na Bahia
Com o tema "30 anos de lutas e resistência" e o lema contra o fascismo, em defesa da democracia, dos direitos e da vida.
Na abertura do congresso estiveram presentes autoridades dos governos federal e estadual, como os Ministros Marcio Macedo - Ministro chefe da Presidência da República, Paulo Teixeira - Ministro do desenvolvimento agrário e regional, Cida Gonçalves - Ministra das Mulheres, os deputados federais da Bahia Joseildo Ramos PT, Alice Portugal PCdoB, Lídice da Mata PSB, e os deputados Estaduais, Robinson Almeida PT, Fátima Nunes PT, Maria Del Carmem PT, Olivia Santana PCdoB. Além do Presidente Nacional da CUT Sergio Nobre, a secretária Geral da CUT Bahia, Cristina Brito, o secretário da SDR Osnir Cardoso, o teólogo, escritor e assessor dos movimentos sociais Frei Beto, o Governador do Estado da Bahia Jerônimo Rodrigues e sua esposa, a primeira dama, Tatiana Velloso, entre várias outras lideranças dos movimentos sociais e populares.
O primeiro a discursar na abertura do Congresso foi o coordenador nacional da CMP Raimundo Bonfim, que fez um resgate da história da CMP, que teve sua fundação em um congresso realizado no ano de 1993 em Belo Horizonte (MG). Raimundo destacou a atuação da CMP durante estes 30 anos na defesa da democracia, dos direitos e da defesa dos interesses popular, através da organização dos movimentos sociais, destacou ainda a luta contra o golpe que destituiu a presidenta Dilma do poder em 2016, a ocupação das ruas contra a prisão, e posteriormente em favor da liberdade do presidente Lula no pós golpe da Presidenta Dilma, afirmou ainda que a CMP tem feito o enfrentamento aos deputados que formam o bloco do Centrão no Congresso nacional, que tem “coagido o presidente Lula" dificultando a implementação de políticas públicas que beneficie o povo brasileiro.
O presidente da CUT nacional Sergio Nobre, parabenizou o governador da Bahia Jeronimo Rodrigues pela atenção prestada aos movimentos sociais e populares que tanto contribuiu para derrotar o fascismo e eleger o presidente Lula, disse ainda que o trabalho não acabou na eleição de Lula, que para garantir a democracia, os direitos e avançar em novas conquistas faz se necessário reeleger o presidente Lula em 2026, e para isso é preciso que os movimentos sociais participem efetivamente das eleições municipais elegendo vereadores e prefeitos do campo progressista para derrotar o fascismo que ainda está no poder em várias cidades do Brasil. A unidade dos movimentos sociais e populares é fundamental para que não aja retrocessos.
Frei Beto fez um discurso destacando sua trajetória de participação na luta contra a ditadura e da conversa que teve com Lula antes mesmo dele se tornar presidente, segundo Frei Beto, no encontro que teve com Lula, externou sua preocupação com o Partido dos trabalhadores, "sugar como um ralo”, os movimentos sociais desmobilizando sua participação nas ruas, desta conversa que tiveram surgiu a ideia de criar a - ANAMPOS - que deu origem a CUT e a CMP. Frei Beto destacou ainda, que as políticas sociais são muito importantes para a melhoria da vida das pessoas, mas que não garante a democracia, ele deu exemplo de dois municípios que a administração do PT é, segundo ele, de excelência nas questões sociais, Maricá/ RJ e Ipatinga/MG, ressaltou que nestes dois municípios, Bolsonaro venceu na última eleição. Frei Beto afirmou que é preciso investir na educação popular Paulo Freiriana para formação da população, que tem sido desinformada o tempo todo pela grande mídia e pela classe dominante.
O ministro Marcio Macedo, em seu discurso destacou o golpe sofrido pela presidente Dilma Roussef, segundo ele a elite brasileira não aceitava uma presidenta mulher governando a Nação, em seguida o ministro leu a carta do presidente Lula enviada ao VII Congresso.
CMP realiza na Bahia o VII Congresso Nacional
Na abertura do congresso estiveram presentes autoridades dos governos federal e estadual, como os ministros Marcio Macedo - Ministro chefe da Presidência da República, Paulo Teixeira - Ministro do desenvolvimento agrário e regional, Cida Gonçalves - Ministra das Mulheres, os deputados federais da Bahia Joseildo Ramos PT, Alice Portugal PCdoB, Lídice da Mata PSB, e os deputados Estaduais, Robinson Almeida PT, Fátima Nunes PT, Maria Del Carmem PT, Olivia Santana PCdoB. Além do Presidente Nacional da CUT Sergio Nobre, a secretária Geral da CUT Bahia, Cristina Brito, o secretário da SDR Osnir Cardoso, o teólogo, escritor e assessor dos movimentos sociais Frei Beto, o Governador do Estado da Bahia Jerônimo Rodrigues e sua esposa, a primeira dama, Tatiana Velloso, entre várias outras lideranças dos movimentos sociais e populares.
O ministro Marcio Macedo, em seu discurso destacou o golpe sofrido pela presidente Dilma Rousseff, segundo ele a elite brasileira não aceitava uma presidenta mulher governando a Nação, em seguida o ministro leu a carta do presidente Lula enviada ao VII Congresso.
Todos hão de concordar que a educação é o caminho mais curto para desenvolvimento de uma nação, isso é muito importante, mas quando o que está em questão é a luta permanente pela democracia e por direitos, faz se necessário que a educação popular chegue a todas as pessoas do campo à cidade para que haja o despertar do senso critico e do inconformismo social.
“Quando e educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor” (Paulo Freire)