Centrais Sindicais da Bahia se solidarizam e declaram apoio ao povo Saharauí

Único país Árabe com idioma espanhol, República Saarauí, recebeu solidariedade de Comitê Baiano na última sexta. A atividade foi promovida pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos povos e luta pela Paz.

Publicado: 19 Setembro, 2023 - 17h45

Escrito por: CUT BAHIA | Editado por: ASCOM - CUT BAHIA

Divulgação Sindsefaz
Centro Brasileiro de Solidariedade aos povos e luta pela Paz

A CUT BA, através do Secretário de Comunicação Orlando Santos, esteve presente na noite desta sexta (18), no ato pelo reconhecimento da República Árabe do Saharauí, na sede do Sindicato dos Fazendários da Bahia SINDSEFAZ localizado na Pituba em Salvador. O evento foi promovido pelo Comitê de Solidariedade ao povo Saharauí e Centro Brasileiro de Solidariedade aos povos e luta pela Paz (CEBRAPAZ).

A atividade contou com a presença do embaixador e representante da Frente Polisário na Bahia Ahmed Malay, o qual se encontra em visita a Bahia com o objetivo de dialogar e estreitar relações com o Movimento Sindical através das Centrais sindicais e sindicatos filiados, bem como outras entidades que se solidarizam com a liberdade e soberania do povo da República Árabe Saharauí. A República Árabe Saarauí Democratica, conhecida como Saara ocidental,teve sua independência declarada em 27 de fevereiro de 1976 e foi reconhecida por mais de 80 países.

Tendo sido colonizada pela Espanha, a República Saarauí é o único País Árabe que possui o idioma espanhol como língua oficial, fato que coloca o país como importante ponte entre a América Latina e o Mundo Árabe.uruguai, mexico,Cuba, Panamá, Colombia, Perú, Venezuela, e outros 11 paises latinos, reconheceram a Republica Saarauí como Estado Independente.Infelizmente, o Brasil ainda não declarou seu reconhecimento oficial.

Atualmente o Reino do Marrocos ocupa 80% do território do Saara Ocidental promovendo limpeza étnica e aparthaid do povo Saarauí.Um muro de 2.700km foi construído para separar a população.Segundo o embaixador, o povo Saharauí tem buscado o apoio de países como o Brasil que defende a liberdade e soberania dos povos para fortalecer a luta pelo reconhecimento da República Saarauí e pelo fim da Ocupação Marroquina nas terras do Saara Ocidental.