• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

CARTA DE REPÚDIO

A CUT Bahia vem a público repudiar o ataque de hackers que, na tarde do dia 12/11, tentaram inviabilizar a realização do seminário organizado pela Secretaria de Combate ao Racismo.

Publicado: 16 Novembro, 2020 - 15h17

Escrito por: CUT Bahia

CUT BAHIA
notice
CARTA DE REPÚDIO

A CUT Bahia vem a público repudiar o ataque de hackers que, na tarde do dia 12/11, tentaram inviabilizar a realização do seminário organizado pela Secretaria de Combate ao Racismo e seu coletivo, realizado na plataforma Google Meet.

O ataque teve início durante a exposição da Professora Especialista em Educação no Campo, Ana Maria Anunciação da Silva, que dividia a mesa com o Museólogo, Especialista em Política e Gestão Cultural, Jomar Lima.

O seminário elaborado para debater as desigualdades de raça e classe, bem como o lugar do movimento sindical frente a realização de ações antirracistas, contou com a participação de dirigentes sindicais de diversas categorias, que resistiram ao ataque e persistiram no debate e na construção da agenda contra o racismo.

O ataque descarregou conteúdo racista, misógino e fascista, e foi impetrado contra o grupo do seminário na forma de insultos e vídeos pornográficos, com nítida intenção de encerrar a atividade, mas assim que identificado, a coordenação do evento solicitou que todos os dirigentes saíssem da sala e aguardassem um novo link.

Importante afirmar que ataques virtuais a eventos promovidos por instituições acadêmicas, movimentos sociais e sindicais, estão acontecendo com bastante frequência em todo território nacional, com um padrão de ação que visa intimidar, silenciar e impedir a continuidade da luta no enfrentamento das desigualdades sociais, desigualdades de classe, racismo, sexismo, lgbtfóbia... Impedindo a circulação do pensamento libertário, anti-conservador e anti-autoritário.

Dada a gravidade e o perigo acarretado por crimes dessa natureza, comunicamos que iremos mover ação judicial para que a nossa liberdade não seja impunemente ameaçada por crimes virtuais.

Somos resistência!!! Fascistas, racistas, sexistas, machistas e lgbttransfóbicos não passarão!!!

Maria Madalena Firmo Presidente - CUT Bahia

Cristina Brito Secretaria Geral - CUT Bahia

Gilene Pinheiro Secretaria de Combate ao Racismo - CUT Bahia