ATUAÇÃO FUNDAMENTAL DO SINDICATO GARANTE REINTEGRAÇÃO DE TRABALHADOR DEFICIENTE
Publicado: 28 Maio, 2019 - 17h20
Escrito por: Ascom CUT Bahia - Aline Damazio
Em mais uma demonstração que sindicato e trabalhadores(as) quando caminham juntos alcançam vitória, o Sindicato dos Trabalhadores na Silvicultura, no Plantio, Tratos Culturais, Extração e Beneficiamento da Madeira em Atividades Florestais e Indústrias Moveleiras no Extremo Sul da Bahia (Sintrexbem) conseguiu nesta terça-feira (28/5) depois de meses de luta no judiciário, a reintegração ao posto de trabalho do ajudante de viveiro de mudas, Marcos, na empresa Suzano, em Itabatã, Mucuri, Bahia.
O mais agravante é que Marcos é PCD (pessoa com deficiência) entrou na empresa por cota prevista pela lei de contratação de Deficientes nas Empresas LEI 8213/91 que dispõe que a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas portadoras de deficiência. Mas em 2018, a Suzano alegou redução de quadro, demitiu o trabalhador e não inseriu outro com o mesmo perfil para função.
.
Mas os dirigentes do Sintrexbem foram pra cima, como a diretoria da empresa estava irredutível, os sindicalistas solicitaram abertura de processo na Justiça do Trabalho e hoje (28), a liminar saiu determinou a reintegração imediata d e Marcos ao quadro de funcionários da empresa.
Vitória do trabalhador e do sindicato que fez valer a Justiça perante empresas e empregadores que ainda pensam que podem passar por cima dos direitos da classe trabalhadora.
Unidos somos mais fortes!