Ato em solidariedade ao povo Palestino

Comitê Baiano em Solidariedade ao Povo Palestino realiza Ato na Praça da Piedade, Salvador Bahia

Publicado: 05 Novembro, 2023 - 22h30 | Última modificação: 05 Novembro, 2023 - 23h29

Escrito por: Celli Tafarel | Editado por: CUT-BA

Celli Tafarel
Manifestação Popular

O Comitê Baiano em Solidariedade ao Povo Palestino realizou um Ato na Praça da Piedade, Salvador Bahia, no dia 04 de novembro de 2023. O ato contou com apoio de partidos políticos, centrais sindicais, movimentos populares de luta social e, movimentos estudantis.
Nas manifestações dos que falaram constaram as terríveis denúncias do massacre, do extermínio de inocentes, do genocídio de um povo que sofre há 75 anos as invasões e o não cumprimento por parte de Israel das resoluções da ONU sobre o estado palestino.
Foi denunciado o lançamento 8 mil bombas em Gaza. Áreas residências, com hospitais e escolas, foram arrasadas. Mais de 2 mil e 500 habitantes de Gaza foram mortos, sendo um terço deles crianças. Um milhão de palestinos, a maioria refugiados de 1948, voltaram a ser refugiados, deslocados à força, mas sem nenhum refúgio para se abrigar.
Foram veementes as manifestações contra países imperialistas que tem seus interesses econômicos com a indústria bélica militarista, com a explorada de riquezas naturais como o gaz existente na faixa de Gaza. Foram denunciados os interesses econômicos decorrentes da construção que será necessária após a devastação, mantendo-se o poder sobre controles dos países imperialistas.
Os Estados Unidos, O Canadá e a União Europeia, que apoiam Israel, foram denunciados por manter o povo palestino em um cárcere na faixa de Gaza, com dois milhões e meio de pessoas numa área minúscula, que ficou menor ainda, com a ordem do exército israelense de deslocar metade dos habitantes de Gaza para o sul.
É um crime de guerra condenar a população a morte de fome e sede. Cortaram toda a alimentação, água, eletricidade e medicamentos. Estão deixando morrer os doentes nos hospitais que ainda funcionam com precariedade. Assassinaram médicos, socorristas, pacifistas, os que foram levar ajuda humanitária.
Netanyahu, dirigente de extrema direita, de Israel, responsável pelo massacre, declarou de forma ameaçadora que está somente iniciando. O povo palestino está sendo destruído aos olhos da população mundial, com o apoio militar e diplomático maciço dos Estados Unidos, do Canadá e da Europa.
O governo do mundo está nas mãos de assassinos sociais criminosas de guerra que com a brutal ofensiva seguem com a campanha genocida que quer expulsar a população de Gaza para perpetuar a colonização de toda a Palestina.
Os palestinos estão resistindo bravamente ao projeto colonial unilateral de colonização cujo objetivo declarado é a tomada de sua pátria, a transformação da Palestina em Israel e, o apagamento do povo palestino, da sua cultura e da sua herança.
"Hoje dia 04 de novembro povos do mundo inteiro estão se manifestando".
É urgente que se parem estes crimes. contra a humanidade:
O Povo clamou nas ruas de Salvador e em outros lugares do mundo:
◆ Parem o ataque terrestre de Israel sobre Gaza!
◆ Parem a expulsão dos habitantes de Gaza, a segunda Nakba!
◆ Ajuda humanitária imediata!
◆ Fim da colonização israelense e do apartheid!
◆ Pela liberdade dos palestinos! – Por um Estado democrático para todos!
CLAMAM OS POVOS
CESSAR FOGO IMEDIATAMENTE.
PELA SOLUÇÃO HUMANIZADA DO CONFLITO. CONTRA A BARBÁRIE.
A manifestação foi encerrada com uma caminhada com o povo portando faixas, pirulitos, cartazes e, com palavras de ordem pelo CESSAR FOGO IMEDIATO