Afoxés mantêm as tradições de origem africana no Carnaval de Salvador
Publicado: 02 Março, 2011 - 00h00
Escrito por: CUT BA
Texto de Franco Caldas Fuchs | Correio da Bahia
H afoxs saindo de quinta a tera nos circuitos do CampoGrande e Batatinha, sendo que o grupo Filhos de Gandhy faz alm desses opercurso Barra/ Ondina
Um canto espiritual tambm ganha as ruas de Salvador emplena festa da carne, a partir de quinta-feira. Entre a loucura dos trios e blocos, 25 afoxsse apresentam nesse Carnaval trazendo para a avenida o ax do candombl, matriz desses grupos demsica e dana.
Sobram, portanto, opes para quem quiser desfilar ao som doritmo africano ijex, produzido pelo toque de agogs, atabaques e xequers.
H afoxs saindo de quinta a tera nos circuitos do CampoGrande e Batatinha, sendo que o grupo Filhos de Gandhy faz alm desses opercurso Barra/ Ondina a partir das 15h da segunda de Carnaval.
Estamos naexpectativa de que algumas celebridades participem do desfile. O ex-presidenteLula e o embaixador da ndia prometem vir esse ano, adianta o presidente doFilhos de Gandhy, Agnaldo Silva, 62 anos.
Participao
Agnaldo garante qued tempo de novos integrantes se juntarem aos 8 mil scios do Gandhy, comoGilberto Gil, ao custo de R$ 320 pela fantasia azul e branca, acompanhada dos colares e da alfazema.
O convite ao pblico tambm feito por outros afoxs, comoo Korin-Efan, onde a fantasia custa R$50 ou pode ser trocada por quatro latasde leite em p. Muitos desavisados acham que s existe o Gandhy, mas h vriosoutros grupos que aceitam homens e mulheres, independente da cor, classe oureligio, diz o presidente da Associao de Afoxs da Bahia, Ednaldo Santanados Santos, 54, o Nadinho.
No afox Filhos do Congo, presidido por ele, novos folies tambm podem se somaraos cerca de 600 integrantes do grupo, que, como o Korin-Efan, sai no Campo Grande e no Batatinha. A fantasiacusta R$ 90.
A exaltao das razes do candombl um dos principaismotes do afox, cujo nome, derivado da lngua iorub, significa encantamento,palavra eficaz.
Tradies
Muitas das msicas entoadas durante os percursos, que podemdurar at quatro horas, tambm socantadas naquele idioma, em saudaes aos orixs. Alm disso, antes de os grupos ganharem as ruas, seus integrantescostumam fazer um Pad de Exu, ritual em que pedido licena a essa entidadeque governa os caminhos.
Mas alm de exaltar aspectos religiosos, os afoxs tambm mesclam outras tradiesbrasileiras, a exemplo de como faz o Korin-Efan. Esse ano, vamos ternovamente a participao do Bumba meu Boi de Francisco do Conde,conta o presidente Balguete Crisstomo dos Santos, 77.
De forma semelhante, o Filhos do Congo incorporou a chula e as congadas de Gois no ano passado. Hoje, com essas misturas emodificaes estticas, os afoxs esto mais bonitos, assim como h umaprofissionalizao maior, opina Nadinho, lembrando como os afoxs tambmempregam diversas pessoas e promovem aes sociais.
Ele, porm, fazressalvas com relao falta de apoiode patrocinadores. Infelizmente, pelo prefeito ser evanglico, a prefeiturano patrocina os afoxs. E as empresas s apiam os trios famosos e um afoxcomo o Gandhy. Ento, a situao seria ainda mais difcil se no fosse opatrocnio do governo do estado, diz.
Geraes
A famlia do percussionista Anderson Dias dos Santos, 30, prova de que a folia dos afoxs passa degerao a gerao. Ele e sua mulher Vivineide, 30, j saam nos gruposquando jovens e agora vo levar os filhos Anderson Jr,, 9, e Alexandre Vtor,7, para desfilar pela primeira vez no Filhos do Congo. A duplinha dinmica vaisair com a gente, e tocando percusso, diz o pai coruja.
Integrante de grupos como O Bck, Anderson destaca aindacomo o afox forma muitos msicos que depois fazem sucesso tocando em blocos etrios eltricos.
Isso porque vocaprende a fazer os vrios toques do candombl, seja ketu, angola ou gge, equando o cara entra para um grupo, ele j tem a pegada, diz Anderson, que aprendeu muito nos terreiros, como filho desanto que .
Por transitar porvrios universos do Carnaval como percussionista, Anderson fala com propriedadesobre a diferena de sair num afox ou num trio. O pagode aquela coisaeltrica, assim pra frente, e j o afox bom pra voc curtir com a suafamlia, sem confuso. mais maneiro.
Depois de quase 40 anos desfilando no Gandhy, o presidente Agnaldo Silva tambmprocura palavras para descrever o que sente ao colocar o seu turbante azul ebranco no Carnaval. Quem sai no Gandhy sente acima de tudo muita paz, que a mensagem que levamos para avenida. E anossa saudao, ajai, significa justamente isso: fora, poder e paz!.
Afoxs desfilam como Patrimnio Imaterial da Bahia
Reprimidos desde o sculo XIX, at serem aceitos lentamentepela sociedade a partir dos anos 70, os afoxs desfilam pela primeira vez nesseCarnaval com o status de PatrimnioImaterial da Bahia, ttulo recebido no dia 30 de novembro de 2010. Com isso,os afoxs passam a ter muito mais visibilidade e recebem vrios benefcios.Ganham editais, ficam isentos de IPTU e tm mais facilidade para conseguir linhas de crdito,exemplifica o gerente de pesquisa elegislao do Instituto do Patrimnio Artstico Cultural da Bahia (Ipac),Mateus Torres, 34.
Ele fez parte da coordenao do livro Desfiles de Afoxs,lanado pelo Ipac, que resgata a histria centenria dos afoxs, trazendodepoimentos de presidentes de alguns dos grupos mais antigos em atividade, comoo Filhos do Congo, originado em 1946, e o Filhos de Gandhy, de 1949. J os primeiros registros de afoxs remontama 1895, com o grupo Embaixada Africana e Pndegos da frica. Nessa poca, osafoxs eram proibidos pela elite de desfilar no Centro.
Ento eles saiam dos bairros e iam para reas como aBarroquinha, transmitindo a linguagem dos terreiros para a sociedade, conta opresidente da Associao de Afoxs da Bahia, Ednaldo Santos. Por tudo isso, osafoxs hoje so verdadeiras relquias vivas, diz Ednaldo.