Escrito por: CUT Bahia
Deputados baianos terão que votar no dia 16/02 projeto de lei que abre caminhos para privatização da água no estado.
O Governo do Estado da Bahia, apresentou para votação, em regime de urgência e sem discussão com a sociedade baiana, o PL 24.362/2021.
Esse projeto de lei viabiliza a privatização da água e do saneamento básico na Bahia, o que resultará em contas mais caras para a população, afrontando o princípio da água como um bem público e um direito essencial à vida.
Portanto a aprovação desse projeto vai na contramão da universalização da água potável e de qualidade, bem como, contra o acesso ao esgotamento sanitário adequado para toda a população, impactando fortemente as comunidades mais carentes.
A proposta viabiliza o esquartejamento da Embasa como vem ocorrendo com a Petrobras no âmbito do governo federal, o que tem ocasionado o aumento das tarifas dos combustíveis e do gás de cozinha, repete o que também ocorreu outrora com a privatização da energia elétrica, cujas contas são cada dia maiores, empobrecendo cara vez mais a população.
A aprovação desse projeto causará aumentos exorbitantes também nas contas de água e esgoto e perda no número de postos de trabalho e aumento de custos para o comércio e para a indústria, impactando negativamente na economia baiana, o que resultará em enorme prejuízo para a população do Estado da Bahia.
A CUT BAHIA é CONTRA essa armadilha que privatiza a empresa de dentro para fora e coloca a obtenção do lucro acima de tudo em detrimento da qualidade dos serviços prestados e do acesso à água como bem essencial à vida.
Privatizar a água é uma violência contra o povo baiano !
DIREÇÃO - CUT BAHIA