Escrito por: CUT BA

SINTRAFS elege nova diretoria para os próximos quatro anos

O Sindicato dos trabalhadores da Agricultura Familiar de Feira de Santana (SINTRAFS) terá nova direção nos próximos quatro anos.

Orlando Santos
Foto da organização da eleição

Na manhã do ultimo sábado 11/11/2023, O sindicato dos trabalhadores da Agricultura Familiar de Feira de Santana(SINTRAFS), realizou o processo eleitoral para eleger a sua nova diretoria que irá conduzir a entidade pelos próximos 4 (quatro) anos. A eleição de chapa única, ocorreu na sede do sindicato, que fica localizado na Rua Juvêncio Erudilho, 420, bairro centro, Feira de Santana, BA.
A votação, que contou com o apoio da Central Única dos trabalhadores, CUT-BA, que tem como presidenta, Maria Madalena Firmo, (Leninha Valente), ocorreu em 23 distritos da zona rural do município, como também na sede.
A pessoa eleita para presidir o SINTRAFS pelos próximos 4 (quatro) anos, foi Adriana Santana, que, terá como Vice presidente, Lucivania Gomes, elas explicaram que para chegar a escolha dos nomes que iriam compor a chapa única, a entidade realizou uma especie de referendo, que foi uma consulta entre os associados, que dentre outros nomes colocados para concorrer ao pleito, os nomes de ambas foram os mais votados pela categoria.
À partir daí, foi montada uma chapa única, já que não houve outras chapas inscritas, onde os associados puderam votar nas opções: chapa 1, branco e nulo.
Dos aptos a votarem, compareceram as urnas, 1356 (um mil trezentos e cinquenta e seis) eleitores, deste total,1324 (um mil trezentos e vinte e quatro), votaram na chapa única e, 32 (trinta e duas pessoas) votaram em branco, não houve registro de votos nulos.


Fala de Presidenta da CUT BA.


A presidenta da CUT Bahia, Maria Madalena Firmo ou,(Leninha Valente), como prefere ser chamada, em entrevista à radio local, destacou a importância que os trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar perante a sociedade, já que é quem garante o alimento na mesa das pessoas”. Para Leninha, que tem sua origem de trabalho no seguimento da agricultura familiar, ” se o campo não planta a cidade não janta”.” São estes trabalhadores e trabalhadoras que garante o alimento saudável e com preço acessível na mesa da população brasileira, já que a produção de alimento em grande escala, não tem como objetivo principal abastecer o mercado interno, mas, a exportação. Logo, se percebe a necessidade urgente de politicas publicas que possam contemplar as demandas destes produtores da agricultura familiar, para que eles possam continuar garantindo o alimento na mesa da população de forma saudável, pois, ao contrário da produção de alimento em larga escala,(Agronegócio), os alimentos da agricultura familiar são produzidos sem o uso de agrotóxico, portanto,além de saudável,não agride o Meio Ambiente.
O SINTRAFS é o maior sindicato do ramo da agricultura familiar da Bahia e sua importância na organização, defesa e proteção destes trabalhadores é reconhecida Nacionalmente,diante de tamanha relevância, a Central Única dos trabalhadores, não só, se fez presente mas, deu todo apoio no processo eleitoral junto com vários sindicatos da base CUTista,a  Presidenta Leninha valente e vários secretários da CUT fizeram questão de estarem presentes na eleição do SINTRAFS em uma demonstração de solidariedade e união para que a eleição não tivesse o objetivo apenas de escolher a nova direção,mas, tambem,de fortalecer o processo democratico que é fundamental para toda categoria de trabalhadores.
Estiveram ao lado do SINTRAFS nesta eleição diversos sindicatos de representação municipal, estadual e até Nacional, como por exemplo: SINCOTELBA, SINDIPREV, SINDAE, SINDCELPA, SINDRODOVIARIOS e SINDMETALURGICOS (Feira de Santana), SINDALIMENTAÇÂO, SINTEL, SINTRAF de Anguera,entre outros.
A vida do homem do campo nunca foi fácil, a pesar de ser uma das atividades de importância milenar, os trabalhadores da agriculturanfamiliar tem que enfrentar a cada dia condições muito difíceis, seja por fatores climáticos ou pela agressão e violencia imposta pelos grandes latifundios, que só mudaram a nomeclatura para disfarçar o tamanaho do estrago que causa as pessoas seja diretamente,como o processo de utilização de pulverização de veneno no ar seja por tratores ou aeronaves que fazem chover veneno e este é levado através do vento para as pequenas plantações da agricultura familiar matando toda a produção e exterilizando aquelas pequenas propriedades, ou mesmo poluindo rios,lagos e até a água que se encontra embaixo do solo. inviabilizando seu consumo.
#salve os trabalhadores e trabalhadoras da Agricultura familiar.