Escrito por: Sindmev Bahia
Categoria conquista piso salarial e garante direitos trabalhistas
No ano que comemora seus 40 anos de fundação, o Sindicato dos Médicos Veterinários – SINDIMEV-BA celebra a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho – CCT 2025/27 com a FECOMÉRCIO-BA. A abrangência do instrumento legal alcançam as atividades realizadas nos consultórios, clínicas e hospitais veterinários, centros diagnósticos, pet shops, canis, gatis, creches escolas de adestramentos e demais estabelecimentos veterinários que prestam serviços veterinários.
A convenção coletiva de trabalho é um pilar essencial para a harmonia nas relações entre empregadores e empregados. Por meio desse instrumento legal, são definidos direitos e deveres que asseguram um ambiente de trabalho justo, equilibrado e produtivo. Através de negociações bem conduzidas, garantem-se condições dignas, como salários justos, benefícios, jornadas equilibradas e segurança no trabalho.
A CCT 2025/27 é o primeiro acordo realizado entre o Sindicato dos Médicos Veterinários e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado da Bahia – FECOMÉRCIO/BA. A iniciativa do SINDIMEV-BA teve como objetivo propiciar uma maior segurança jurídica e direitos para os trabalhadores médicos veterinários no setor Pet que atuam no estado. O setor Pet tem alcançado crescimento relevante no Brasil e certamente é uma das áreas que mais emprega profissionais médicos veterinários atualmente.
De acordo com o presidente do SINDIMEV-BA, Osvalrízio Santo, a Convenção significa uma vitória grandiosa para a categoria. “Garantimos um piso salarial satisfatório, auxílio refeição, pagamento dos feriados e o benefício social, que é uma cláusula interessante e sem custo algum para o trabalhador”, afirma.
Para Willadesmon Silva, diretor administrativo do sindicato, a categoria sempre lutou por um acordo mais amplo, mas não havia interlocutor patronal no Estado da Bahia