Setenta delegados e delegadas da Bahia, participam do Congresso Nacional da CUT

Publicado: 01 Outubro, 2019 - 16h00

Escrito por: DIREÇÃO CUT BAHIA

Na manhã desta terça-feira (01/10), a direção da CUT BA se reuniu com delegados e delegadas que vão participar do 13º CONCUT - Congresso Nacional da CUT e do 15º CECUT Congresso Estadual da CUT, que acontecem de 07 a 10 de outubro em Praia Grande - SP e 22 e 23/11 em Salvador, respectivamente.

A reunião teve como objetivo passar a delegação nacional e estadual, todas as informações dos congressos, como também, criar uma comissão formada pelos próprios delegados e delegadas para coordenar as delegações e apoiar a direção da CUT. Está comissão, além de coordenar, terá o papel de se responsabilizar por todos e todas, orientar e contribuir na resolução de problemas, caso, estes aconteçam. Com isso, pedimos aos delegados e delegadas que disponibilizem seus contatos e de algum familiar, horários de voos, para o ZAP da Comissão CONCUT/CECUT.

Na oportunidade, foi aprovado discutir em reunião específica, como será a nossa Central no próximo mandato. Outras pautas, urgentes e necessárias, como, os ataques a educação e Estatais pelo governo Bolsonaro, como a portaria estadual 770 do governo do estado, a nossa participação na greve da educação no dia 03/10, no Campo Grande às 9h, também foram pautados.

De acordo com os presentes, todas as formas de ataques a democracia e a soberania nacional devem continuar sendo rechaçadas pelo conjunto da classe operária e por toda sociedade para o bem comum, por isso, os Sindicatos vão levar para as ruas, suas pautas próprias e gerais, como a defesa da educação, Estatais, Emprego, Amazônia, Meio Ambiente, Lula Livre já! e o que couber. Foi deliberado o envio de uma carta ao governador, pedindo a revogação da portaria 770 que promove alterações na lei do ensino no estado.

Da mesma forma, fazer a entrega de documento que pede não vender o prédio da DIVAST/CESAT, por não compactuarmos com o desmonte das políticas de saúde do trabalhador a nível nacional e estadual. Também foi aprovado uma aproximação maior das entidades de ensino/educação relacionadas com a CUT, para uma discussão mais efetiva sobre os enfrentamentos que o momento requer que sejam feitos.

AGENDA CUT BAHIA

03/10 - Greve Nacional da Educação - Concentração, 9h, no Campo Grande

66 Anos da PETROBRÁS - Ato de Resistência e Defesa da Estatal 7h na Refinaria Landulfo Alves.

66 Anos da PETROBRÁS - Ato de Resistência e Defesa da Estatal 14h no Edifício Sede Torre Pituba - Itaigara.

04/10 - Reunião das Centrais Sindicais, Sindicatos, Movimentos Sociais, Populares com a Comissão Local de Trabalhadores DIVAST/CESAT na CUT Bahia 9h.

7 a 10/10 - 13º CONCUT - Congresso Nacional da CUT/ Praia Grande - SP.

11/10 - ATO PÚBLICO - Defesa das Políticas de Saúde do Trabalhador / Não a Venda do Prédio da DIVAST/CESAT.

23/10 - Reunião Extraordinária da CUT Bahia. Avaliação do CONCUT, Informes do CECUT, A CUT que queremos.

30/10 - Plenária Sindical CUTISTA: A CUT QUE QUEREMOS

22 e 23/11 - 15º CECUT - Congresso Estadual da CUT