Escrito por: Ascom CUT Bahia - Aline Damazio

Representantes da CUT Bahia socializam boas práticas da economia solidária

Para fortalecer a experiência do movimento sindical no cooperativismo e na economia solidária, o vice-presidente da CUT Bahia, Leonardo Urpia e a secretária geral, Cristina Brito compareceram ao Festival da Economia Solidária, no Salvador Shopping, Espaço Paulo Freire, em Salvador, na terça - feira (10).

Durante o encontro os dirigentes sindicais, representantes de movimentos sociais e trabalhadores do cooperativismo construíram uma troca de experiências bem sucedidas entre sindicatos CUTista e o cooperativismo, além dos participantes do diálogo destacarem diversas iniciativas na busca de uma diferente visão e participação do trabalhador na economia.

O vice presidente da CUT Bahia, Leonardo Urpia ressalta ampliar a representação do trabalhador e organização das diversas outras formas de trabalho tais como o economia solidária. “A CUT Bahia avança para defesa dos direitos da classe trabalhadora. Por mais que as novas leis de mercado tentem o retrocesso de descaracterização das categoria dos trabalhadores, a central vai onde esse trabalhador está, e o alerta para reorganização enquanto classe para que juntos caminhemos para a conquista e manutenção de direitos dos (as) trabalhadores (as) urbanos e rurais”, enfatiza.

A secretária geral da CUT Bahia,Cristina Brito destaca a particcipação da CUt Bahia no fomento de criação de debates e associações voltadas para o tema. “É uma pauta que a CUT começou a discussão sobre economia solidária e hoje todas as centrais tomam a pauta para si. É um debate que merece atenção mediante as mudanças do mundo do trabalho. E o melhor que o debate é espaço aberto para alcançar a todos (as)”, afirma.

A programação segue até dia 23 de dezembro com apresentações de produtos e projetos realizados através da economia solidária, debates sobre experiência de cooperativismo, desafio economia solidária na Bahia além de apresentações culturais.