Escrito por: Ascom CUT Bahia - Aline Damazio

Presidente da CUT Bahia é convidada para mesa de debates do Congresso do Sintraf

Para debater o atual cenário da agricultura familiar, educação no campo e a política sindical, Maria Madalena, Leninha, presidente da CUT Bahia; a assessora parlamentar, Elisângela Araújo; o coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do estado da Bahia (FETRAF-BAHIA), Rosival Leite entre outras lideranças do território do Sisal participaram do I Congresso da Agricultura Familiar do Sintraf de Coité, realizado entre os dias 5 e 6 de dezembro .

A atividade debateu sobre os “Desafios e Resistência no Movimento Sindical” e as temáticas, Agricultura Familiar e os desafios no município, Educação e Qualificação Profissional e Políticas Sindical.

Leninha reforçou a fala de que com unidade é possível combater e avançar na luta pelos direitos dos trabalhadores do campo. “Os (as) trabalhadores (as) rurais neste momento político de incertezas, que o governo federal promove retrocessos com liberação de agrotóxicos, reforma da previdência que dificulta a aposentadoria da trabalhadora do campo além da suspensão da reforma agraria, é fundamental ter mais encontros como esse, que organiza politicamente os trabalhadores rurais para o fortalecimento do contraponto dessas medidas perversas que o governo de Jair Bolsonaro tenta impor. Mas vai ter luta! Estaremos juntos, campo e cidade, para combater o desmonte do Brasil”, afirma.

Os debates aconteceram nas rodas de conversas e grupos de trabalhos que construíram um planejamento estratégico no sentido de poder avançar com o desenvolvimento rural, com foco na agricultura familiar.

No primeiro dia, um dos momentos mais importantes do encontro foi a eleição da nova presidente do SINTRAF, Maria Eliana Lima Santos, assim como a nova diretoria que coordenará o Sintraf pelos próximos quatro anos.

Ao final do encontro foi construindo entre os delegados presentes propostas para o documento final do congresso da agricultura familiar.