Escrito por: Ascom Jelber Cedraz
Plenária de Comunicação CUTBA
A Plenária de Comunicação Camaçari e Região Metropolitana, aconteceu nesta terça-feira, 27 de agosto, no auditório do Sispec, em Camaçari-Bahia. Uma realização da Secretaria de Comunicação da CUTBA, com apoio do SindPrev-Ba, a plenária teve como objetivo debater propostas de comunicação e inovação, redes sociais como forma de defesa dos direitos, além de intenso debate com os diversos secretários de comunicação dos sindicatos cutistas.
Além das fortes falas no debate, a Plenária de Comunicação Camaçari e Região Metropolitana realizou uma pesquisa, que a secretaria de comunicação da CUTBA, vem realizando nas plenárias. De acordo com a secretária Lucivaldina Brito, importante saber o que os sindicatos precisam e estão pensando. “Essa pesquisa vai direcionar a comunicação da central, será um mapa, onde teremos de fato como planejar e realizar eventos, matérias, reportagens, oficinas e cursos de acordo com as necessidades”, pontuou Lucivaldina.
No debate “Comunicação Sindical em novas mídias e uma nova forma de comunicação”, o ex presidente da CUTBA , blogueiro e comunicador, Luiz Denis, pontuou as necessidades e as novas mídias com formas de se comunicar. “Estamos ainda viciados com textões e esquecemos que o mundo evoluiu e o marketing entrou com força na formação da população, para tal, temos que usa-lo para esclarecer e formar opiniões na defesa dos direitos da classe trabalhadora”, disse Denis nas provocações.
No Case de Sucesso, após o Encontro de Comunicação de 2018, realizado pela secretaria de comunicação da CUTBA, o Sindacs, através da Secretária de Comunicação, Meiry Lane, apresentou uma revolução na comunicação após o evento realizado pela SeCom Ba. “O Encontro de Comunicação da CUTBa, foi uma luz no fim do túnel, lá aprendemos como é importante os Card, como as redes sociais são uma ferramenta para ampliar o debate, a partir de lá que começamos essa transformação, o mais importante que a equipe de comunicação, no caso o jornalista, tem que saber sobre sindicalismo e políticas públicas, nós ajudou muito essa relação com a comunicação da CUTBA e nos ajudam sempre, tiro dúvidas, conversamos sobre o plano de comunicação, as ações, posição em vídeo, texto, então, nós temos que agradecer”, desabafou Meiry chamando a atenção de todos, “só com ações afirmativas podemos melhorar e aproximar a base, o mundo mudou e temos que mudar para chegar na palma da mão de todos, pois eles vivem com celular, então vamos nos adaptar sem perder a qualidade da luta”.
Para a Secretária de Comunicação, Lucivaldina Brito, uma agenda intensa de ações pró comunicação cutista está em ação. “Alguns pontos nos define, como fortalecimento das rádios comunitárias, apoiar cultura, esporte e lazer como meios de debate, mais oficinas práticas de comunicação, ajudar as redações dos sindicatos e auxiliar nas criações de card e matérias, criar programas de youtube, melhorar o acesso a comunicação, não só pelas redes sociais mais e-mail e whatsapp, fortalecer os debates com FENAJ, FNDC e ABRAÇO, articular estratégias de diálogos com os movimentos sociais e unificar a pauta, que é desafio enorme e somente juntos podemos conseguir”, afirmou Lucivaldina.
A Plenária de Comunicação da CUTBA é uma realização da Secretaria de Comunicação, com apoio do SindPrev-Ba já realizaram em Salvador, Feira de Santana, Camaçari e a próxima será em Santo Antônio de Jesus e outros territórios já em provocação com os sindicatos locais.