Escrito por: SINDIALIMENTAÇÃO-BA

PEPSICO: Lucro para ela, perda de direitos para você!

Nosso sindicato esteve essa semana em mais uma rodada de negociações com a PepsiCo do Brasil, porém as negociações não avançaram.

SINDIALIMENTAÇÃO-BA/DIVULGAÇÃO
PEPSICO: Lucro para ela, perda de direitos para você!

Sabemos, a economia não vai bem e o país está enfrentando diversos problemas em meio a essa pandemia. Muita coisa mudou! Nossa vida mudou… mas sabe o que não mudou? A ideia que o empresário tem de que somente o trabalhador e a trabalhadora precisam fazer sacrifícios. Querem nos convencer que precisamos passar por tudo isso que estamos passando com menos do que merecemos e mais calados do que devemos.

Nosso sindicato esteve essa semana em mais uma rodada de negociações com a PepsiCo do Brasil, porém as negociações não avançaram. Segundo os representantes da empresa, estaria inviável uma negociação fora da margem de 3% no cartão alimentação e 2,46% no salário e em todas as outras cláusulas.

Para justificar o entrave, a empresa jogou na mesa dificuldades que vem tendo durante a pandemia do Covid-19, como se os gastos com a prevenção fossem possíveis de comparar com os gordos lucros que a empresa vem adquirindo durante os últimos meses, haja visto o aumento de produção na unidade de Feira de Santana, devido o fechamento de um novo contrato.

A verdade é que a pandemia não afeta os grandes como afeta nós trabalhadores e trabalhadoras. Quando dizem que nos momentos de dificuldade precisam cortar na carne… Nós somos essa carne, nós somos o sacrifício, somos nós que perdemos em nome da manutenção dos altos lucros deles! Lucros esses que não estão para ser partilhados, mesmo que numa fatia ínfima do montante geral que pesa em seus bolsos.

Seguem argumentando que não dá! Não dá? E nós? E nossas famílias? Nossos sonhos? Educação? Nossa comida, casa, vida… Como fica? Eles continuam lucrando e na hora de partilhar esse lucro que é fruto dos nossos calos, suor e sangue, dizem que não dá! Isso só demonstra o quanto para o capital somos apenas números.

PepsiCo do Brasil se aproveita deste momento complicado onde nossa capacidade de reação conjunta é reduzida e usa a pandemia para ameaçar a união das nossas vozes. Será que lembram da Covid-19 quando seus trabalhadores e trabalhadores estão nos transportes? Quando estão se locomovendo ao local de trabalho? Possivelmente não!

Nos manteremos na luta, que tem sido cada vez mais difícil em meio a tantos ataques. Não fragilizaram as relações para menos, eles nos querem com medo! Eles nos querem calados! Querem que aceitemos o nada que eles tem a oferecer… Mas somos mais fortes unidos e vamos sair dessa mais unidos do que entramos, por mais direitos e por mais justiça.