Escrito por: ASCOM
Petrobras anunciou reajuste de 8,87% no preço do Diesel.
A bola da vez hoje foi o Diesel. Seguindo a política de sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis no país, o baiano amanheceu nesta terça-feira (10/05), com mais essa conta pra pagar. Este é o sétimo aumento do preço do Diesel só em 2022, o percentual desta vez foi de 47% nas refinarias e 8,87% nas distribuidoras. O preço do litro no atacado passará de R$ 4,51 para 4,91 para o consumidor final.
De acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Bahia é o Estado com o valor do Diesel mais caro do país. “Tudo que o Governo faz atualmente é privilegiar o capital internacional e o preço do combustível é um exemplo disso. Todos os dias quando acordamos, nos deparamos com o aumento do combustível que impacta diretamente na vida do cidadão. Isso reflete no que comemos, no remédio que precisamos, no vestuário, tudo que precisamos pra sobreviver é impactado quando o combustível aumenta. O pior de tudo é que o salário não acompanha, o nosso salário é em real e o preço do combustível é em dólar. Então, toda vez que o dólar sobe, sobe tudo; e isso é repassado automaticamente para o consumidor final”, avaliou a Presidente da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT –BA), Leninha.
De acordo com a Presidente da Central baiana a situação é bastante preocupante. “Não podemos aceitar que um país que é autossuficiente na produção de petróleo, esteja neste momento ajoelhado pra vender o seu petróleo ou comprar a preço de dólar. Não podemos mais aceitar que esse tipo de politica seja realizada no país”, reagiu a presidente da CUT.