Escrito por: Presidência
A CUT – CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES do Estado da Bahia, seguindo resolução da Executiva Nacional vem, por meio desta nota, colocar-se a disposição dos trabalhadores e trabalhadoras terceirizados da UFBA.
NOTA DE SOLIDARIEDADE COM OS/AS TRABALHADORES/AS
TERCEIRIZADOS (AS) DEMITIDOS (AS) NA UFBA
A CUT – CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES do Estado da Bahia, seguindo resolução da Executiva Nacional vem, por meio desta nota, colocar-se a disposição dos trabalhadores e trabalhadoras terceirizados da UFBA para conduzir a luta incessante da classe trabalhadora pelos seus direitos ao trabalho decente.
As medidas que vem sendo adotadas no Brasil, em decorrência de um brutal ajuste estrutural, tem intensificado o desemprego, os processos de precarização das relações de trabalho, a terceirização, a retirada de direitos e conquistas. As contrarreformas trabalhista e previdenciária que destroem as conquistas sociais dos (as) trabalhadores (as) estão sendo implementadas de forma brutal, tanto a nível federal, quanto estadual e municipal.
A UFBA, assim como as demais Universidades no Brasil, está sofrendo as consequências da destrutiva política do Governo Bolsonaro, que ataca os orçamentos, reduzindo-os de maneira drástica e, atacando a autonomia da Universidade, tirando-lhe a capacidade de administrar, gerenciar suas necessidades com recursos orçamentários compatíveis frente os desafios de implementar ensino-pesquisa e extensão de qualidade, socialmente referenciada.
A CUT vem lutando contra a terceirização, contra a precarização, contra o desemprego e defendendo os direitos sociais dos (as) trabalhadores (as) e, neste sentido, vem somar-se na solidariedade e na defesa dos terceirizados/as demitidos, para que lhes sejam garantidos os empregos com a garantia de todos os seus direitos.
Salvador, 12 de janeiro de 2020
Maria Madalena Oliveira Firmo
Presidente