Escrito por: CUT BAHIA
A direção da CUT manifesta pesar e solidariedade diante dos últimos acontecimentos com integrantes do partido na Bahia envolvendo num dos casos, assassinato de Estevão Rodrigues em Nova Soure-Ba
Ao tomar conhecimento do ocorrido com o militante do PSOL na última quinta-feira (15), Estevão Rodrigues, 40 anos, pessoa com deficiência, da cidade de Nova Soure-Ba, a direção da CUT Bahia vem a público prestar solidariedade aos integrantes do partido, amigos e familiares de Estevão, brutalmente assassinado. Nossos sentimentos de profundo pesar neste momento de dor pela partida precoce e no auge da sua carreira quando lutava por justiça e desenvolvia um importante papel denunciando os casos de omissão por parte do poder público naquela região.
Em tempo, a direção da Central também consternada com tantos ataques à democracia e ao livre direito de expressão, se solidariza ao Deputado Hilton Coelho – PSOL/BA que no último dia 16 de junho recebeu no seu gabinete na Assembleia Legislativa da Bahia, através da secretária do mandato, telefonema em tom de ameaça. Caso que foi registrado na 1ª Delegacia nos Barris, Salvador-BA.
Repudiamos todo tipo de violência e mais ainda neste caso onde as vítimas fazem parte de um processo de luta coletiva pela garantia dos direitos previstos na constituição federal. Reforçamos a nota emitida pelo parlamentar no destaque em que o caso deva ser apurado como crime de natureza política e já não basta os tempos sombrios que vivemos há poucos anos com a atuação do governo federal.
Trechos da nota emitada pelo Dep. Hilton Coelho
"[.] o filiado ao PSOL e postulante à pré-candidatura de prefeito em Nova Soure, Estevão da Costa Rodrigues foi brutalmente assassinado em via pública, às 14 horas, por dois homens em uma motocicleta, tendo levado um tiro na boca de escopeta calibre 12, dando a indicar que morreu por conta das suas lutas e das palavras de denúncia e em defesa dos interesses da população local", diz a nota.
"Trata-se de evidente ameaça ao trabalho parlamentar que desenvolvemos em mais de 10 anos de vida pública, vereador em Salvador e agora deputado estadual, sempre denunciando o cometimento de crimes contra militantes de direitos humanos, nunca tinha recebido nenhuma ameaça direta, porém, agora, esperamos pronta ação dos poderes públicos", declarou o legislador.
Estevão, presente!
Direção CUT Bahia