Escrito por: CUT BAHIA

Governador garante transporte gratuito no domingo (30) a pedido da CUT-BA

O serviço de transporte intermunicipal e metropolitano será gratuito para os baianos e baianas a partir das 18h deste sábado (29) e vai até às 23h59 no domingo (30).

ELÓI CÔRREA/GOVERNO DA BAHIA
TRANSPORTE INTERMUNICIPAL E METROPOLITANO SERÁ GRATUITO NO SEGUNDO TURNO

O governador Rui Costa (PT), publicou o decreto de número 21.706 de 28 de outubro de 2022, que assegura o uso gratuito do transporte intermunicipal e metropolitano a partir das 18h deste sábado (29) e vai até às 23h59 do domingo (30).

O anúncio, feito também pelas redes sociais do governador, garante à classe trabalhadora o transporte intermunicipal e metropolitano gratuito no segundo turno das eleições  de 2022.

 

Foram mais de  2,4 milhões de eleitores baianos que não compareceram às urnas no primeiro turno das eleições,  o que permitiu o estado ficar acima da média nacional em abstenções. Com a garantia da gratuidade do transporte,  a população terá mais facilidade para exercer o seu direito ao voto na escolha do futuro presidente e governador no estado.

A direção da CUT-BA, através da presidenta Leninha, protocolou na última quarta-feira (27) um ofício junto ao governo do estado solicitando que o transporte intermunicipal fosse disponibilizado de forma gratuita à população. O estado de Tocantins serviu de exemplo neste caso.

Considerando o atual cenário econômico, político e pandêmico, decisões como essas são essências para manutenção da democracia e garantia do direito ao voto, em especial, à classe trabalhadora que precisou buscar emprego em outra cidade sem alteração do seu domicilio eleitoral.

“É uma decisão sensata do governo do estado da Bahia diante dos desafios que a pandemia da COVID-19 impôs à classe trabalhadora já que muitos tiveram que se deslocar do seu domicilio eleitoral em busca de emprego. Agora é estimular a população comparcer às urnas e escolher aquele que irá melhor governar o Brasil e a Bahia. Nós temos lado e defedendemos o plano de governo que representa as históricas bandeiras de luta da classe trabalhadora”, afirma Leninha, presidenta da CUT-BA.

Para ter acesso a gratuitdade, o eleitor (a) deve apresentar no balcão de venda de passagens, o titulo de eleitor ou e-titulo para comprovação do local de votação e atendimento às demais condições previstas no decreto.