ENCONTRO DEBATE SAÚDE DO (A) TRABALHADOR (A) EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Publicado: 16 Outubro, 2019 - 16h05

Escrito por: Com informações de Zenilton Teixeira - Coletivo de Juventude da CUT BAHIA

Aconteceu nesta terça-feira (15), a Oficina e Plenária do Conselho Interestadual de Saúde do Trabalhador (CIST), no Sindicato dos Comerciários, em Santo Antônio de Jesus. O encontro contou com a presença de representantes de sindicatos e instituições para debater a situação da saúde do (a)trabalhador (a) na Bahia.

Durante a reunião foi realizado um mapeamento de situações que mais interferem na saúde da classe trabalhadora em diversas categorias e instituições. Além dos representantes presentes, realizarem uma análise rápida de conjuntura, onde foi unânime entre os sindicatos que a precarização do trabalho é um dos maiores causadores de doença. Ao final foram retiradas sugestões para o segundo ato.

"Vamos discutirmos com as categorias os motivos que estão adoecendo (os) trabalhadores (as). Além de elaborarmos propostas e soluções para serem encaminhadas ao conselho municipal de saúde. Ainda lançamos há algum tempo uma campanha " Trabalhar sim, adoecer não". E como parte dessa campanha estamos realizando esta oficina.Nosso próximo encontro é dia 29 de outubro", afirma Anatália Mercês, presidente do Sindicato Dos Comerciários de Santo Antônio de Jesus.

Participaram do encontro o representantes da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST), do Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador Cerest e núcleo leste da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

Com informações de Zenilton Teixeira - Coletivo de Juventude da CUT BAHIA