Escrito por: CUT BAHIA
Com recorde de público, não faltou disposição e luta para celebrar o Dia Internacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, na certeza que esse ano será decisivo para retorno da democracia.
No Dia Internacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, atendendo a convocação, mais de 10 mil pessoas compareceram no Largo do Farol da Barra, em Salvador, para participar do ato unificado organizado pela CUT, CTB, Força Sindical, UGT e Nova Central Sindical, com o tema: Emprego, Direitos, Democracia e Vida.
Com a presença de parlamentares, lideranças sindicais e dos movimentos populares, o evento começou por volta das 14h e não foram poupadas críticas contrárias ao governo de Jair Bolsonaro, responsável pelo alto índice de inflação e desemprego no país.
A apresentação cultural ficou por conta de importantes nomes da música baiana, a cantora Margareth Menezes, relembrando o inicio da sua carreira, como a música “Faraó” e que faz sucesso até nos dias atuais. Para encerrar o ato, o cantor Jau, encantou o público com sua musicalidade.
Entre os assuntos tratados, a falta de prioridade com os serviços públicos teve destaque. Com a diminuição dos investimentos em educação e saúde o Brasil tem perdido posição no âmbito internacional em termos de avanços. As universidades públicas estão com orçamentos rebaixados impactando negativamente nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
No setor de saúde, a falta de prioridade do governo federal no combate a pandemia da COVI-19 ceifou mais de 664 mil vidas no país.
Leninha, presidenta da CUT Bahia, destaca que o dia do trabalhador e da trabalhadora é um momento para refletir e continuar na luta contra o governo de Jair Bolsonaro e de todo tipo de política que distancia os verdadeiros interesses da classe trabalhadora.
Em meio a uma crise sanitária, política e econômica, a volta do Brasil no mapa da fome, a CUT continuará lutando para que os direitos arduamente conquistados sejam reestabelecidos e que os trabalhadores e trabalhadoras tenham uma vida digna com emprego e renda- Leninha, presidenta da CUT-BAO pré-candidato ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), prestigiou o encontro e falou sobre importância do Dia do Trabalhador e sua relação com as eleições em outubro/22. “Neste ano temos a chance em poder escolher um projeto de governo federal que no passado possibilitou avanços importantes para o povo brasileiro e aqui na Bahia continuar com os investimentos que colocam o estado em evidência nacional desde 2007”, conclui Rodrigues.
Davidson Magalhães, Secretário Estadual da pasta de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), marcou presença no ato e destacou a importância que a classe trabalhadora tem nas escolhas dos seus representantes. “A geração de emprego e renda é reflexo de uma política de governo e nosso compromisso é dar essa garantia”, conclui Magalhães.
Entre os representantes parlamentares, estavam, a deputada federal Lidice da Mata (PSB-BA), Alice Portugal (PCdoB), os vereadores (PT) Tiago Ferreira, Marta Rodrigues e Maria Marighela, vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) e o lider do governo na Assembleia Legislativa deputado Rosemberg Pinto (PT), Jacó (PT), entre outros.