Escrito por: Ascom CUT Bahia
A cerimônia de posse de um dos sindicatos protagonistas na luta em defesa dos trabalhadores (as) rurais da Bahia, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (Sintraf) de Feira de Santana contou com a presença da presidente da CUT Bahia, Leninha, na sede do Sintraf, em Feira de Santana, neste sábado, (25).
Na mesa de abertura da cerimônia, representantes de movimentos sociais e populares, de sindicatos e trabalhadores (as) rurais destacaram a história da entidade.
Ao longo da cerimônia, houve um momento lúdico que serviu para que os presentes pudessem refletir sobre a importância da terra e a água na produção dos alimentos que chegam na mesa da população do campo e da cidade.
A presidente da CUT Bahia, Leninha, destacou a importância da entidade para somar nas bandeiras de luta da central. “Esse sindicato, agora como a CUT Bahia, tem no comando uma mulher, a companheira Conceição Borges, uma grande dirigente sindical. Nós caminharemos juntos para nortear as principais lutas em defesa da democracia e dos direitos da classe trabalhadora neste país”, destaca.
E em uma conjuntura em que os trabalhadores rurais e urbanos sofrem ataques diários com retirada de direitos, a exemplo do aumento no tempo de aposentadoria, liberação desenfreado do uso do agrotóxico, desigualdade salarial e violência relacionada ao gênero, os (as) trabalhadores (as) rurais do Sintraf elegerem Conceição Borges como presidente e uma diretoria comprometida é a garantia de reconhecimento do trabalho desenvolvido e respeito histórico.
A nova presidente do Sintraf Feira, Conceição Borges, agradeceu o apoio e continuidade de parceira com a CUT Bahia que nesta conjuntura política de desafios é fundamental para derrotar os desmontes que o governo Bolsonaro tenta impor à classe trabalhadora rural.
Estiveram presentes a secretária de formação da CUT Bahia, Marlene Marques Ferreira; o secretário de relação do trabalho, Josenildo Ferreira; Josué Araujo da Costa, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel); Francisco Teixeira de Araújo Neto (Cowboy) e Elisangela Araújo.