Escrito por: Ascom CUT Bahia
A direção da Central Única dos Trabalhadores da Bahia esteve reunida nos dias 30 e 31 de janeiro, na sede do Sindae, em Salvador-BA, onde os dirigentes sindicais tiveram a oportunidade de realizar o Planejamento Estratégico da central para o Quadriênio 2019 – 2023.
O objetivo do encontro CUTista foi a elaboração das diretrizes de luta e organização da classe trabalhadora para o próximo período com base nas resoluções do último congresso, 15º CECUT, alinhados com as bandeiras históricas da Central.
A presidente da CUT Bahia, Leninha, destacou sobre os desafios e necessidade de um planejamento estratégico na atual conjuntura: “A ideia do planejamento é trabalhar com estratégia nas ações da central. Debruçamos sobre os desafios da classe trabalhadora, montamos ações e seguiremos acrescentando e resolvendo as demandas para ampliação das conquistas e contra a retirada dos direitos dos (as) trabalhadores (as). Será um período de ajustes da nossa Central para dar conta do plano de lutas para o próximo período”, afirma.
Com auxílio de Emanuel Sobrinho, Formador da Escola Sete/MG, foi elaborado em unidade o plano de ações sindicais para fortalecimento das regionais da CUT no território baiano, com foco na reafirmação da central, autonomia sindical e luta de classe trabalhadora, continuidade manutenção da luta contra a Reforma da Previdência, priorizar da classe trabalhadora com deficiência, participação em conselhos, dentre outros.
Estiveram na atividade representantes de sindicatos do campo e da cidade e também da capital e interior do estado. Entre eles, Sindae, Sindprev, Sincotelba, Sinpsibahia, Rodoviários, Sindicelpa, Sispec, Sindipec, Sindiquimica, Sindalimentação, Sinttel, Sindivigilantes, Sincotelba, APUB, Sinergia, Sindipetro, dentre outros.