Escrito por: Fernanda Matos
Em defesa da água pública e contra a privatização, CUT e Sindae convocam trabalhadores e movimentos sociais para o maior ato de rua da América Latina, que acontece nesta sexta-feira (21).
A Central Única dos Trabalhadores (CUT Bahia) e o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia (Sindae) convocam toda a sociedade para participar do 25º Grito da Água, que acontece nesta sexta-feira (21), às 15h, com a tradicional caminhada saindo do Campo Grande até a Praça Castro Alves, em Salvador.
Realizado anualmente em alusão ao Dia Internacional da Água, o ato é reconhecido como o maior da América Latina em defesa da água pública e contra sua privatização. O evento tem como objetivo mobilizar trabalhadores e trabalhadoras, movimentos sociais e a população para alertar sobre os riscos do avanço da privatização e seus impactos na vida dos brasileiros.
Este ano, o Grito da Água também abordará o impacto da poluição na saúde e no meio ambiente, trazendo como lema: "Afasta de nós este cálice de lixo e de agrotóxico envenenando a nossa mesa. Água limpa é fonte de vida e saneamento público preserva a natureza”.
A caminhada contará com a presença de diversas entidades sindicais, ambientais e populares, além de políticos, acadêmicos e representantes de movimentos sociais. Desde 2001, o evento se consolidou como um dos principais instrumentos de luta contra a mercantilização da água na Bahia.
A CUT e o Sindae reforçam o chamado para que trabalhadores e trabalhadoras estejam nas ruas neste dia de luta. Água é direito, não mercadoria!
🔴 SERVIÇO:
📍 25º Grito da Água
📅 Sexta-feira (21/03)
⏰ 15h
📌 Saída do Campo Grande rumo à Praça Castro Alves