Escrito por: Ascom CUT Bahia - Aline Damazio

CUT BAHIA RUMO À MARCHA DAS MARGARIDAS

A tradicional Marcha das Margaridas 2019 contará com o reforço e apoio da CUT Bahia, através da Secretaria de Mulheres da Central.

Para a organização da caravana de mulheres que partirão de Salvador rumo à Brasília para participar do evento, que acontece nos dias 13 e 14 de agosto, a secretária de Mulheres, Luciola Semião organizou reunião do coletivo de mulheres para quantificar as companheiras que seguirão na viagem para participar da marcha que é a maior ação de mulheres da América Latina.

A Secretária de Mulheres da CUT, Luciola Semião destacou durante o encontro organizativo que será importante que os sindicatos coloquem o encontro nas reuniões que serão realizadas nos próximos dias. “Com essa ação vamos estimular as mulheres CUTistas participarem do evento nacional. Assim podemos fazer um levantamento de quantas mulheres CUTistas vão a Marcha”, afirma.

Ainda de acordo com a secretária o ideal é encaminhar um documento para os sindicatos filiados para que indiquem o nome de quem vai à Marcha das Margaridas, ideia aceita em concordância com todos da reunião.

Outro ponto levado à mesa, foram os custos da viagem, necessários para atuação colaborativa das mulheres em auxiliar uma as outras para articularem vagas em disponíveis em ônibus que seguem viagem para Marcha.

Sobre a Marcha das Margaridas

A Marcha das Margaridas ocorre desde os anos 2000 em homenagem a Margarida Maria Alves, líder camponesa que dirigia o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande (AL), quando foi assassinada, em 12 de agosto de 1983. Coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) – e suas 27 federações e 4 mil sindicatos – a marcha conta também com a parceria de 16 organizações e movimentos sociais. De acordo com a organização, ao menos 100 mil mulheres do campo e da floresta devem participar do evento na capital federal.