Dirigentes sindicais, movimentos sociais e lideranças políticas caminharam ao lado da classe trabalhadora em defesa da justiça social
A CUT Bahia participou, nesta quinta-feira (15), da tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador, levando às ruas a fé, a cultura popular e a luta histórica da classe trabalhadora por direitos, democracia e justiça social. A Central marcou presença ao lado de dirigentes sindicais, movimentos sociais e milhares de trabalhadores e trabalhadoras, reafirmando a Lavagem do Bonfim como um espaço de manifestação cultural, religiosa e política do povo baiano.
Com o slogan “Fé que não foge à luta! Direitos se conquistam com o povo!”, a CUT Bahia reforçou pautas centrais da classe trabalhadora, como a luta pela aprovação da PEC da jornada 6x1, que representa mais dignidade, qualidade de vida e direitos para quem vive do trabalho.
Durante a caminhada, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância da Lavagem do Bonfim como um momento de fé, unidade e compromisso com as causas do povo.
“É uma caminhada muito especial, pedindo pela paz no mundo, pelo combate à fome, pelo emprego das pessoas e por saúde para todos nós”, ressaltou o governador.
A presidenta da CUT Bahia, Leninha Rodrigues, afirmou que a presença da Central na Lavagem do Bonfim reafirma a união entre fé e luta, tradição e resistência.
“O Bonfim é devoção, é tradição, mas também é caminhada e resistência. É o espaço onde colocamos nossas pautas por direitos, igualdade e respeito entre as pessoas. A CUT Bahia segue firme na luta e na caminhada, exigindo que o nosso povo tenha garantia de direitos e que tudo o que reivindicamos no último período se concretize agora, em 2026”, destacou.
Dirigentes sindicais de diversas categorias também participaram da caminhada, reforçando a importância da unidade da classe trabalhadora e da presença da CUT Bahia nos espaços de luta, diálogo e resistência.
A presidenta do Sincotelba, Shirlene Santos, destacou a defesa dos Correios como empresa pública estratégica para o país.
“Neste grande ato, fazemos um protesto em defesa dos Correios, pelo fortalecimento da empresa pública e do seu papel para o Brasil. Por isso estamos aqui, nas ruas, na Lavagem do Bonfim, convocando a sociedade a defender essa empresa tão importante para o país”, afirmou.